terça-feira, 14 de novembro de 2017

Lugar da musa

Não havia lugar no lugar da musa, não dentro, apenas fora. O moço que me serviu, vendo-me dirigir-me à esplanada, agarrou no cinzeiro e perguntou:
A senhora vai fumar?
(Não 'migo, a senhora não vai fumar...)
Na mesa de fora havia um dos tais vasinhos verde-água com hortelã. O cheiro da dita era quase impercetível, estive vai-não-vai para pisar uma com a unha a ver se o odor se libertava intensamente mas não tive coragem. De há uns tempos para cá não consigo destruir plantas e assim. Já pensei, e isto é um exemplo, em arrancar uma folha da árvore amarela para vos mostrar como ela este ano não quer amarelar de vez, mas não consigo. Tudo bem que podia apanhar uma folha do chão, serviria perfeitamente de amostra para este registo, não deixam de ser folhas da árvore amarela, mas não é a mesma coisa, sei lá, as folhas que estão no chão estão lá porque estão efetivamente mortas, apodreceram até não poderem viver mais, caíram, pumba.
Só mais uma coisinhazinha: diz-se que a salsa é uma erva tímida, que solta os aromas somente depois de cortada, quer isto dizer espevitada, jamais se manifestará se a gente não se meter com ela. Assim será, então, a hortelã?
Uma outra coisinhazinha, sóssóssó mais uma:
Aqui há dias, lá no lugar da musa, ofereceram-me um pedacinho de bolo-rainha, que aquela era a sua receita, que andavam a sondar a os clientes, a ver se tomam esse caminho em termos de ingredientes e quantidades do dito e mais não sei o quê. Fiquei toda coisa, ó pá e italital. Provei então o pedacinho e achei-o bom pra caraças. Eu cá é assim: quando provo alguma coisa e considero que não faria melhor, para mim é bom, é muito bom, é ótimo. E era, era mesmo. Mas engasguei-me. E na altura eu andava constipada, de maneiras que tosse com tosse deu em aflição tão aflitiva que até se me corriam as lágrimas cara abaixo. E era eu a querer controlar aquilo e aquilo a não me deixar. É que se me durou tanto tempo o engasgo que começou a parecer-me estúpido continuar ali. Contudo, era-me fundamental opinar vocalmente. E lá fui eu. Dizer, disse. Mas. Voz presa e entrecortada, dois males. Olhe, disse eu com aquela voz, está muito bom, não tem nada a mais nem a menos. Não sei se perceberam e sei que não fizeram cara de não ter percebido, mas.

Sem comentários:

Enviar um comentário