sábado, 25 de maio de 2024

Fim de semana 20 e 21 de Abril… Porém, e também, trago outros dias atrasados a esses: 17, 18, 19 e 24...

Na terça-feira (17) fiz um Bolo de Noz. A curiosidade, neste particular, é que o fiz pelas sete e picos da manhã. Ocorreu também, uma vez mais e portanto já largou mas é de ser curiosidade, não o deixei acabar de cozer. Digo uma vez mais porque é comum que este bolo leve tempo e tempo a cozer, julgando eu que isso se deva à água gaseificada que faz parte do rol de ingredientes. O gás avoluma muito o bolo, criando assim, ainda antes de estar cozido, uma casquinha em toda a superfície, o que ilude. Depois acontece que, espetando o palito, engana, e engana porque sai limpo, mas na verdade não está cozido. Isto aconteceu em quase todas as vezes em que fiz este bolo. Claro que os bolos se comem na mesma; claro que este bolo se comeu na mesma. Ficam a fazer lembrar um pão-de-ló daqueles húmidos. Desta feita houve até quem perguntasse se a parte cremosa seria alguma cobertura ou coisa assim. Depois, pá, ó: misturar a casquinha com a parte mole dá bom resultado. Na quinta-feira (18) fiz o Bolo Nega Maluca. Este foi feito à noite, enquanto o jantar se fazia. Durante estes dias, por mor das visitas, escolhi fazer bolos do mais simples que há e o escolhido foi então este. Tinha até sobrado um bocado da calda de morangos que havia feito no domingo anterior e considerei que morangos e chocolate haveria de ser uma dupla de agradar fortemente aos comensais. E agradou. E eu andava felicíssima, gosto de fazer bolos, gostam de os comer, logo... Coiso. Originalmente este bolo leva uma cobertura simples, com chocolate em pó, açúcar e leite, mas, como já referido, usou-se a calda de morangos.
Na sexta-feira (19), também à hora da preparação do jantar, fiz um Bolo de Banana. Antes tinha pensado incrementá-lo com mirtilos ou pedacinhos de chocolate, julgando até que tinha os mirtilos mas não o chocolate mas quando consultei o armário e o frigorífico percebi que o que tinha era chocolate e não, não tinha os mirtilos. Este bolo foi feito com bananas da Madeira. Ao que parece, e a mim parece, esta espécie é mais massuda e menos doce.
No sábado (20) fiz um Gelado de Caramelo, cujo leva tão somente leite condensado cozido, claras em castelo e bolachas aos pedacinhos. Desta feita as bolachas escolhidas eram bem crocantes, difíceis até de a humidade dos outros ingredientes as amolecer. Eu gosto um tudo-nada mais molinho, mas tudo bem, ora essa. Para este tinha até umas claras no congelador que gritavam por uso. Maravilha. Fiz também um Crumble de Maçãs ao qual juntei Morangos. Já este não correu lá muito bem, deixei-o pouco tempo no forno, as maçãs estavam encruadas. Ca pena. Eu gosto molinho, lá está.
No domingo (21) fiz um Doce das Camadas, aquele que é famosíssimo mundo afora e consensual até dizer chega, embora os demais presentes neste post - e noutros! - não façam por existir em menos do que isso.
Na quarta-feira (24) fiz um Bolo de Iogurte, ao qual juntei alperces e arandos desidratados. dizer o quê sei lá lembrou-me de estava bom pois como não estar que nada tinha que fosse dar ao mau

Sem comentários:

Enviar um comentário