quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O bolo conseguido

Consegui um bolo de chocolate, que não é um bolo qualquer, é um...

Bolo de Chocolate e Merengue

É uma receita pequena, tanto que a forma aconselhada é a de vinte centímetros de diâmetro, e vem em cups e mais não sei o quê mas eu tive o desplante de convertê-los em gramas. É que, reparem nisto: medir ¾ de cup de chocolate em barra e/mas partido em pedacinhos. Tudo bem, faz-se, mas não é uma cena do caraças?, então e o ar por entre pedacinhos, como é?, é chato, de maneiras que pumba, graminhas com ela, a receita.
Outra coisinhazinha: ainda bem que eu havia comprado uma forma de fundo amovível com vinte centímetros de diâmetro, muito cor-de-rosinha e, portanto, um tanto de lindinha, e olhem que eu a havia comprado porque me deu na mona, não especificamente para esta receita. Quero eu com isto dizer que por vezes o melhor é fazer caso das instruções que vêm nos livrinhos.
E vamos então à receita, que retirei da revista Continente Magazine, o número de, se a memória me não falha, novembro do ano transacto. Sim, eu, Gina Maria, estou para fazer este bolo há onze meses. Mas a receita, vá:


Bolo de Chocolate e Merengue

ingredientes para a massa:
100 gramas de manteiga
200 gramas de chocolate
2 ovos
4 gemas (reserve as claras para o merengue)
80 gramas de açúcar mascavado
1 colher de chá de extrato de baunilha
100 gramas de farinha
100 gramas de amêndoa moída
1 colher de chá de fermento em pó
ingredientes para o merengue:
4 claras (as que reservou)
100 gramas de açúcar em pó
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de cacau em pó
50 gramas de pepitas de chocolate
preparação:
Ligue o forno nos 160º
Unte uma forma redonda (20 cm) e forre-a com papel vegetal
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria, retire do lume e deixe repousar
Misture os ovos, as gemas, o açúcar mascavado e a baunilha e bata bem até ficar uma massa espessa
Adicione a manteiga e o chocolate derretidos, a farinha, a amêndoa e o fermento peneirados, sem parar de bater na batedeira
Leve ao forno e retire cerca de 30 minutos depois, deixando o bolo mal cozinhado
Faça o merengue, batendo as claras em castelo e adicionando-lhes aos poucos o açúcar em pó
Junte o vinagre e bata até o merengue ter uma boa consistência
Acrescente o cacau e as pepitas
Coloque o merengue no topo do bolo e leve novamente ao forno por mais 20 minutos


Estava tão bom...






Coisinhazinhas para lembrar em futuras consultas:
a forma é para ter mesmomesmomesmo 20 centímetros de diâmetro, que é o que manda a receita
não derreti as pepitas de chocolate, que era o que mandava a receita
não decorei o bolo com coisa nenhuma, que era a sugestão da receita
apioei-me no texto da revista mas não o copiei, que a descrição é minha

Sem comentários:

Enviar um comentário