sábado, 10 de fevereiro de 2024

Fim de Semana 26, 27, 28 Janeiro

Na sexta-feira (26) fiz um bolo mármore, a massa sendo de iogurte e, o mármore, sendo com cacau e capuccino. Esta semana, como (quase) todas, levei de roda das minhas ideias para o doce a fazer em todos os dias. Quero eu dizer que, no lugar de pensar poucochinho na segunda, na terça, na quarta e, na quinta e na sexta, é que pensar mais afincadamente, pois pois que não, foi todos os dias a pensar e a pensar. E foi isto assim porque tinha, e tenho, todo um rol de esquecidos no congelador, vai desde claras a frutos vermelhos, passando em lembrete pelo rolinho de massa folhada e toda uma catrefada de frutos, uns desidratados e, outros, secos, em embalagens já encetadas, sobre as quais urgia encontrar motivo para as usar. Mas decidi-me pelo bolo de iogurte, a fazê-lo marmoreado, como já referi, e, para diferenciar as partes, a uma juntei duas colheres de sopa de cacau em pó e à outra um pacotinho de preparado para capuccino. Não foi vez primeira, isto de acrescentar estes sabores a um bolo marmoreado, deu-me, e dá-me, até, aquela sensação de segurança em relação ao resultado final do bolo, sei lá, esta massa já me conquistou há anos, há nela uma garantia tal de sair bem que quase me fica o prazer de fazer o bolo pela metade, de tão garantido me parecer logo à partida. E estava bom, lá está. Validou a garantia, lá isso.
No sábado (27), não resistindo à feitura de mais um bolo, resolvi-me a meter-me numa receita gira e a modos que menos nociva por ser constituída mais de maçãs do que do resto. É maçãs cortadas em finas fatias, às quais se junta uma espécie de polme e vai ao forno em forma de bolo inglês e já está. Porém não fiz a receita como mandou o filme, pois leva leite e eu usei iogurte, e leva fécula de batata (que pode ser substituída por amido de milho, bem sei, a própria receita diz isso) mas eu pus partes de farinha de arroz e de amido de milho a perfazer o todo. Resultou num bolo com a maçã toda em cima, ao invés de bem espalhada por todo o lado. Penso que foi coisa acontecida por conta do iogurte. Ou então por conta da farinha de arroz. Oh, sei lá. O certo é que se comeu na mesma, lá isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário