sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Façam massa folhada

Isso, façam, ainda que a minha não tenha ficado maravilhosa nem eu tenha ficado maravilhada com ela. É, já experimentei a massa folhada, sim senhores, apoiando-me nesta receita mas sem seguir a recomendação que lá se ouve e lê, os 340 gramas de manteiga, antes me fiquei pelos 250. Não tanto por querer fazer à minha maneira, mas porque tinha apenas um pacote em casa, de maneiras que resolvi copiar o resto, tal como os dois tipos de farinha, a água e o outro pedacinho de manteiga - medidas ao mililitro, uma, e ao grama, outra - e o sal, que não medi, quis lá eu saber, foi a olho. Contudo, em termos de sal, conclui que exagerei, quiçá por a Danielle usar aquele sal apaneleirado e o caraças – koscher salt, 'migos -, o qual, quiçá, salgue menos, ou então sei lá eu, porquanto e afinal, que sei eu?
Bom.
De resto, fiz tal e qual. Quero dizer: quase, o tratado era intervalos de quatro horas por entre os três grupos de duas voltas desta maravilhosa massa e eu fiquei-me pelas duas horitas...
Bom.
A massa não ficou exageradamente salgada, e ainda bem, mas numa próxima vez retiro um pouco, ficou folhada, e ainda bem, mas creio que os ingredientes em questão me gritam: ó Gina, tu deixa lá mas é a massa descansar como mandou a youtuber, ok?
Isto porque...
Esta receita dá para muita massa, mas muita massa, de maneiras que, julgando eu que o processo estava concluído, fiz os meus folhados de carne e tal, e sobrou-me outro tanto de massa, que guardei no frigorífico até ao dia seguinte. E eis que no dia seguinte os folhados de carne e os torcidos de sementes estavam bem melhores, penso eu que por conta de a massa ter descansado mais um dia inteirinho.
E agora fica a faltar-me experimentar outras receitas de massa folhada, com outros racios, com mais ou então menos tempo de espera por entre voltas e vindos de outras youtubers. É que eu ando nesta pesquisa há meses. Sério. E estou contente de já ter experimentado fazer a bendita massa e, não estando um ganda espectáculo, ok, vá, até não me saiu mal de todo. Sério. Sabem aquele som do folhado a ser trincado pela vossa dentadura?, então pronto, é isso, eu consegui esse resultado na minha massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário