sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Lugar da musa

Estou no lugar da musa, a leitaria não sei que mais – ou sei, mas coisum – e estão aqui as septuagenárias de outros tempos, de outro lugar (que também podia ser) da musa. Lembram-se delas? Se não se lembram, não faz mal, eu gosto de vocês na mesma e recordo-vos:
a septuagenária da camisola
a septuagenária da novela
a septuagenária da cicatriz
Não é que elas andem atrás de mim, perseguindo-me lugares da musa afora, nada disso, eu é que ando atrás delas, eu é que as noto, eu é que as escrevo, eu é que lhes chamei o que chamo. Falavam de chefs de cozinha, que agora as comidas com bom ar, se provindas da criatividade de um desses senhores, logo recebem um nome especial, só que aquilo nada tem de especial, em todo o tempo se viu rosetas de cenoura enfeitando os pratos. Bom, coisum. Venham cá ver, que isto é bonito. Uma das paredes está totalmente preenchida com uma foto onde se pode ver um desfile de mulheres fardadas – de padeiras, acho eu – segurando alegremente – a maioria – tabuletas com o nome que este lugar ainda mantém. Cada placa que compõe a enorme foto tem a sua iluminação, fraca, como se quer, por modo a não abrilhantar demasiado e assim acabar com a mensagem do fotógrafo e das mulheres. O café é muito bom, daí nos últimos tempos ter regressado frequentemente e ter chamado lugar da musa ao novo lugar da musa.

3 comentários:

  1. Gosto desse coisum, Gina.
    E claro que me lembrava das septuagenárias.

    ResponderEliminar
  2. Coisum é a minha mais recente criação literária :-)

    (a ti não valerá a pena estar a desculpar-me por achar que tenho um espaço literário e mais não sei quê, ai olha eu a armar-me e coisum, mas, não vá aparecer alguém que não me conhece e ópois não percebe nada...)

    As septuagenárias estão mais enrugadas, presumo que seja do frio, estão como a árvore amarela, que de nua não tem passado e está até como que ressequida, julgo, também, que pelo frio.

    ResponderEliminar
  3. E esqueço-me sempre de responder no sítio que é para responder aos leitores...
    E gostei muito de saber que sabes da existência das septuagenárias.

    ResponderEliminar