Ó pá tóin xirú! Folheei um livro no lugar da musa, 'A Arte e os Segredos do Chocolate', de Ana Sousa e Silva e encontrei receitas maravilhosas. Armei-me em cusca e com a ajuda dum precioso equipamento fotográfico cliquei direito a duas páginas e também à capa. Às duas páginas porque quero experimentar um bolo e um creme, juntando ambos, mas, curiosamente, sem que pertençam à mesma receita e, por conseguinte, à mesma página, e à capa para não esquecer em que obra literária fui eu buscar tais iguarias. É para experimentar e trancrevo já a receita para adiantar trabalho:
Bolo Chiffon de Laranja
1 ½ cup de açúcar
1 ½ cup de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
¾ cup de óleo
1 laranja (raspa e sumo)
6 ovos
1 pitada de sal fino
À confeção não tirei foto, que já sei que a gente o que tem a fazer é juntar os ingredientes secos numa tigela, os molhados noutra e misturá-los, ainda uns em cada, assim como que mais ou menos, depois então é juntar tudo e mexer, levar ao forno na forma untada e enfarinhada e coiso.
Creme de Laranja
1 folha de gelatina
1 laranja (raspa e sumo)
2 ovos + 1 gema
100 gramas de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
50 gramas de manteiga
Pois é... E agora...? Como preparo o creme, pá?! Hum, creio que demolho a folha de gelatina e entretanto junto os restantes ingredientes e levo-os ao lume baixinho, muito baixinho, e assim que fervilhar retiro do lume, aguardo um pouquinho e deito-lhe a gelatina já mole que se dissolvirá num ápice com aquele calor todo. Depois é espalhar por cima do bolo e deixar escorrer para as laterais, o arrefecimento gradual, e por ação da folha de gelatina, o creme solidificará. E pronto, é decerto assim que se prepara este creme de laranja. Olarila. Eu cá não tenho dúvidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário