quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Doces & Salgados

Compreendo, embora não saiba como provar, daí o 'compreendo', que a confeção de doces seja mais científica que a confeção de salgados.
Porque os ovos afofam a massa, não se pode exagerar sob pena de o bolo crescer muito, é certo que a priori parece uma coisa extraordinária, quem não deseja um bolo crescido?, mas quando assim é, ao sair do forno, o bolo abate imenso, ficando quantas vezes elástico, ou ainda assim como que molhado, compactado, o que são texturas desagradáveis.
Porque a farinha adensa a massa, tornando-a consistente, fazendo-a crescer, se colocamos um montão de farinha encontramos um problema: não vamos conseguir mordê-lo.
Porque é a manteiga que endurece o bolo, isto depois de arrefecido, e sendo em demasia ficará atrofiado, além de o engordurar até mais não.
Porque o açúcar atua não só como fonte de doçura mas também em crocância, se houver abuso de açúcar o bolo alcançará uma espécie de caramelo, vá, e não, não é bom em termos de massas de bolo, ademais amargará na boca.
É certo que falei somente em exagero, mas não é difícil perceber o que acontece caso se misture pouca quantidade de.
Ora bem, então vamos lá, o que conta é o equilíbrio, é onde a ciência está. Num repente pode dar a ideia que os bolos são todos iguais, não passando de bater manteiga com o açúcar, juntar os ovos, um a um... E um a um porquê? Porque quando não os ditos talham a mistura, é demasiado ovo duma vez só, melhor ir colocando um a um, sendo também certo que a mistura talhará, tudo bem, na verdade é uma mistura que não se dá nem nunca se dará, lá está a ciência que não sei explicar, e esse talhar de massa desaparecerá assim que se envolver a farinha. Sendo assim o milagre dá-se! A ciência!! A tal que não sei explicar!!! Mas sei fazer bolos!!!! Muita bons!!!!! E sei tantos segredos!!!!!!
Só que não. Os salgados também devem obediência à ciência, eu é que...
… também...
... não sei explicar a questão. Talvez se me debruçar sobre o paladar e não sobre a ciência... Quem quer um prato de comida intragável de tão salgada? De tão picante?? De tão insossa??? De tão insípida???? Pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário