segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Gelados

Ando numa enga de fazer gelados, e todos fáceis. Não baratos, tudo bem, não são, mas são bons que se farta. Para estes que tenho feito ultimamente é preciso um processador. Não sendo indispensável, é bom que se tenha, embora uma trituradora dê o jeito. Descobri que o creme (e até o leite) de coco são óptimos substitutos de natas ou de leite e que, mesmo não se gostando de coco, mal se lhe nota o sabor. Engrossa e tudo, como as natas, com a esfrega. Hum... Bom, na verdade há mais ingredientes espessantes, mas pronto. A gente querendo um gelado de chocolate, é derretê-lo, mesmo que seja o amargo, vulgo culinária, juntando um nadinha de óleo de coco, manteiga de amendoim também dá, uma banana para dar consistência, e cacau em pó, pode ser achocolatado. Já experimentei das duas maneiras, por isso sei que dá. A receita original é esta:





Eu, numa das maneiras, a primeira fiz tal e qual, exceptuando, portanto não fiz iigugualal, né?, mas dizia eu que exceptuei, alterando a manteiga de amêndoa por manteiga de amendoim e, na parte 'tablete com sabor a menta', marimbei para a menta, que é coisa que até nem gosto, por 200 gramas de chocolate para culinária, sendo que, não sei se alguém reparou que a receita original (que retirei da revista Continente Magazine de Junho) não tem o peso descrito nem nada. E, na outra das vezes, cortei a tablete ao meio e substitui o cacau por achocolatado.

Considerações: uma maneira não é melhor que a outra, se a primeira a achei com demasiado chocolate, foi por isso que na segunda lhe fiz uma razia de metade, já na segunda, o achocolatado adoçou demasiado. Resultado: tenho ainda que experimentar a segunda maneira com o cacau em vez do achocolatado. A bem da verdade, verdadinha, verdadeira registo que já se encontra no congelador essa terceira maneira, mas não congelou ainda, posso contudo acrescentar que em 'fresco' me pareceu de bom sabor.

Notas: não há fotos; a 'enga dos gelados' conta com mais duas receitas, mas por ora fica esta

Sem comentários:

Enviar um comentário