segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Um livro encontrado

Deram-me um livro que encontraram na paragem do autocarro. É de Tolstoi. Quem dera ler, para lê-lo. Havia de perceber se há diferença entre um escritor de primeira publicação e um daqueles escritores que eu, do baixo da minha desdita literária, vejo ser super conhecido, super recomendado, super apreciado, super genial.
O livro encontrado é a segunda parte da obra 'Ressurreição', numa publicação da Livraria Civilização Editora de 1999, com tradução de Arsénio Mota.

Sério, vá lá: há diferença entre um e outros?

E eu, terei dito tudo? Não. Falta aqui os meus acasos.

Deixar livros por aí já deixei umas vezes. Brevemente partirei de férias e conto levar um livro para deixar num lugar onde repousam muitos, deixados por gosto dos turistas alojados ali ou por terem sido esquecidos nos alojamentos. Este ano lá deixarei o livro 'Meia-noite Todo o Dia' – Hanif Kureishi, que ando a ler tão lentamente que dói. Vou no conto que usa o mesmo título que o livro, e tem sido um horror terminá-lo. É que, como sabem, e se não sabem não faz mal, eu gosto de vocês na mesma, sou fraca de leitura - desconcentro-me, desligo, aborreço, e ando nisto há anos. Bom, este conto tem sido lido tão lentamente que já não sei o que leio, desnorteei-me completamente e, calhando não o ter terminado até à partida para férias, deixo-o lá inacabado e pronto. Estou cansada. Eu própria me canso com isto da leitura.
Um outro acaso do livro encontrado é que o abri na página 209, precisamente onde começa o 40º capítulo, onde a história vai num calor*:

«O calor era de tal modo sufocante na carruagem de terceira aquecida pelo sol durante todo o dia e repleta de gente, que Nekliudov preferiu ficar no corredor, junto às janelas. Também ali a atmosfera era pesada e apenas pôde respirar à vontade quando o comboio deixou para trás os edifícios e soprou uma brisa.»

Acabei de me lembrar do seguinte: eu vou mas é levar este livro encontrado como leitura de férias, marimbando para o facto de ser uma segunda parte. Calhando em calhar não o dar lido com atenção, fica lá também. Que ideia fantástica. Escrever coisas é tão bom, vejam só o que apurei.

*relação à vaga de calor que se vive presentemente, ai isto do destino, pá...

2 comentários:

  1. Fico a aguardar o desfecho desta leitura, eventual, com curiosidade.
    Está bem?
    :-)
    Bom dia, Gina.

    ResponderEliminar