segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Por falar em fim-de-semana

Tenho saudades daqueles preparativos que antecediam um fim-de-semana em termos de cozinhados e sobremesas. Há muito tempo que não me dedico a esse fim, deixei de lado até os programas dos canais de culinária. Como a culpa é sempre do tempo, olhem, ponho-a em cima dele. Bom, a verdade é que o calor afasta a vontade de cozinhar e, depois, bolos e afins, que é o que mais gosto de fazer, não vivem sem forno aceso, e forno aceso em calorão... ó pá... Mas já vem de longe, isto de andar menos dada à cozinha, considerei ser melhor parar, a bem da balança. Tenho até andado a ver se descubro receitas com ingredientes menos calóricos, ou ditos saudáveis. Este fim-de-semana preparei dois tipos de gelados e um doce, e há uma semana fiz um outro gelado. Já percebi que o leite e o creme de coco são bem-vindos a quem não quer ingerir lactose, o cacau que se comercializa como dietético é também o melhor a consumir (este já consumo há para aí um ano, é tão melhor), que as sementes de chia são óptimas para inchar os doces de colher e, adivinhem...?, é super nutritivo and good for your health, OMG!
De maneiras que tenho então andado em experimentações.
O gelado de mirtilos leva o tal leite de coco, mirtilos, claro, e algo mais que agora não recordo mas um dia ponho aqui.
O gelado de chocolate leva, tcharan!, leite de coco, cacau, o tal!, chocolate de culinária, derretido, e banana. Espeta-se com tudo no processador e verte-se nas forminhas ou numa só forma para depois ser retirado à colherada.
O gelado de laranja leva obviamente laranja, raspas e sumo, limão, sumo, beterraba crua e framboesas. Toca de pôr no processador, dar continuidade à coisa e blás.
O doce tem leite de coco, açúcar mascavado, cacau em pó e sementes de chia.
Em dia vindouro porei aqui as receitas. Todas estas. Não esquecerei.

Sem comentários:

Enviar um comentário