domingo, 23 de dezembro de 2018

Doces

Fiz três tipos de docinhos. Digo docinhos porque são realmente pequeninos. Um, levou bolacha maria, chocolate em pó, gemas e um licor que eu tinha, e tenho, para ali. A receita pedia whiskey, mas eu não me apeteceu esse, então...pronto. Ah, e levou também manteiga, para ligar tudo, se não totalmente, e pois que não, ao menos parcialmente. E porra para as vírgulas. Dois, levou tâmaras e uma mistura de frutos secos e oleaginosos. Bom, a bem dizer, a mistura trazia já, também, passas, o que não foi motivo para andar à escolha, quis lá saber, fiz as contas à maluca e siga! A receita manda duas partes de tâmaras e uma de oleaginosos, mais duas colheres de sopa de flocos de aveia, uma de cacau e meia de canela, ambos em pó. Estas duas receitas foram feitas no processador. A primeira foi porque me apeteceu, olhei para o descritivo e pumba e coiso, toca de mandar tudo lá para dentro, que iria parar ao mesmo resultado. Só que deu um bocado de trabalho a lá chegar, possivelmente por conta de ter de fazer o esmigalhamento por fases, primeiro a bolacha e depois a manteiga e as gemas e depois o licor e depois o chocolate. Assim, sim, talvez o processo fosse mais rápido. A segunda é porque é mesmo para fazer assim. É também processo para demorar, a gente chega a esmorecer, oh que caraças atão mas isto não aglomera? Mas aglomera, garanto eu. Três, levou leite de coco condensado. Não sei se está a dar para perceber… leite de coco, ok, tudo bem, avança, mas condensado? A sério?! Leite de coco mas conden… Sim. Estava-me na prateleira da despensa há meses, creio até que fiz post a contar a novidade, creio, também, num registo de espanto imenso. Usei-o para fazer brigadeiros. É que nem me pus à cata de receitas nas netes nem nada disso, pus ao lume as coisinhas do costume e vá. As coisinhas são uma colher de manteiga e duas de cacau em pó, é levar ao lume até fazer estada no fundo do tacho e pronto. Ficou bem. E bom. É de fazer um bocadinho mais de fio quando a gente puxa a mistura arrefecida, o que, não sendo por mim esperável, por desconhecer o produto, acredito que leite de coco não é leite de vaca, logo: usando o mesmo método, tem diferenças no resultado. Bom, para já, para já, estes são os meus docinhos, os meus bombons. Ah, então e as coberturas? Nos primeiros, usei açúcar branco, nos segundos… ainda não os enrolei, ah ah, e nos terceiros usei granulado de chocolate branco.

2 comentários:

  1. Olha, também conto fazer estas trufas, só ainda tenho de ir às tâmaras:

    https://www.madebychoices.pt/trufas-saudaveis-healthy-truffles/


    (de resto, o convencional, lá fiz as rabanadas e o leite creme. sobre as primeiras, costumam fazer furor por serem, dizem-me, de confecção um tanto diferente do mais habitual, o pão é de forma e não de cacete, mas não sou grande apreciadora de farinha frita... nem de leite creme, aliás.)

    beijo, Gina, e Bom Natal

    ResponderEliminar
  2. São parecidas às 'minhas', essas, mas bem mais saudáveis. Às vezes, no supermercado, olho para o frasco da manteiga de amêndoas, olho, mas ainda não me atrevi a trazer um.

    Feliz Natal, ladykina 🎄

    ResponderEliminar