quarta-feira, 25 de maio de 2016

Do fim-de-semana

Ai que atrasada estou com isto do fim-de-semana. É que, como julgo que se sabe, em casa não tenho lá muito tempo para escrever, portanto vai que deixo para depois, mas tem calhado de não dar tempo para rabiscar as coisinhas das comidinhas que fiz e o caneco, de maneiras que olha: vai hoje.
Fiz então, como julgo que se sabe, uma tarte de amêndoa maravilhosa. A amêndoa também era maravilhosa mas eu queria mesmo era falar da tarte, à qual não cheguei a tirar foto por me ter esquecido, oh céus, mas paciência. Quero dizer que é absolutamente espectacular, tanto a textura como o sabor, é molinha e tem também uma certa crocância devido ao uso das amêndoas picadas finamente mas não em pó, é doce mas sente-se um suave travo a limão, portanto é equilibrada. É. É. É. É só coisas boas. Só. No vídeo de onde copiei esta receita vem também cinco ideias para acrescentar a esta tarte, que, querendo, pode funcionar como uma base, pode-se então acrescentar frutos como framboesa (estou danadinha para experimentar esta ideia), maçã, canela e acontece que os outros dois itens ao momento não estão na minha memória mas querendo saber é clicar aqui.
Deixo a receita:


Tarte de Amêndoa


3 ovos
200 gramas de açúcar branco
200 gramas de amêndoa moída sem casca
50 manteiga
raspa de 1 limão

Bater os ovos e o açúcar sem grande empenho, o que interessa sobretudo é misturar. Juntar a amêndoa, a manteiga derretida e a raspa de limão e mexer, usando novamente de pouco empenho. Untar e enfarinhar uma forma de 22 centímetros (apresento o diâmetro da forma que se deve usar porque uma maior fará com que a tarte fique baixinha e menos cremosa), sem esquecer de forrá-la com papel vegetal, que neste tipo de massa a tendência é pegar um bocadinho, e levar ao forno durante uns 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário