quarta-feira, 23 de março de 2016

Separação

Vi um placar com um funcionário duma distribuidora a segurar um bebé e a dar-lhe o biberão enquanto a mamã assina o documento que prova o recebimento da encomenda. A imagem quer transmitir a total confiança que se pode ter aquando da chegada de encomendas à própria morada por essa via.
Confiança.
Confiança.
Confiança em quem segura os nossos frágeis e indefesos bebés, levando-os para ali assim ou então tomando conta deles, mesmo que durante um curto espaço de tempo. Oh céus, é difícil. Os ricos filhos são hoje adultos mas recordo muito bem a confusão que me fez a minha primeira vez de cada um deles.
Do rico filho, embora benjamim, foi mais difícil a minha primeira separação, isto porque haviam decorrido não mais de vinte e quatro horas quando a coisa se deu. O rapaz era grande e como nasceu pelo modo 'normal', havia deslocado a clavícula direita. Ora aquilo fez-me uma confusão tremenda. Caraças, pá, então agora o puto tem um dói-dói? Mas como? O quê? Raio-x, é preciso um raio-x e eu não posso ir com ele?! Vão levá-lo...? Oh... E se mo roubam...? Uma puérpera é uma mulher alterada ao nível do sistema nervoso, as hormonas andam todas à maluca, ao soco e ao pontapé, pelejando por um lugar sentado, noutra ocasião qualquer aquilo não me teria abalado, mas é que nem metade do que abalou. A enfermeira enrolou o menino nas mantinhas e levou-o, não sem me sossegar, dizendo que não demorava mais que meia hora. E cumpriu. E o rapaz não tinha nada de mais, era mesmo só uma deslocaçãozinha ocorrida durante o nascimento que com o crescimento não daria qualquer problema, como realmente não deu. Pronto, trouxeram o meu bebé, com o pequerrucho ombro inchado, e um envelope com o exame. Nada havia de preocupante, era só não o deitar para aquele lado durante quinze dias e tudo passaria. E passou.
Com a rica filha, a minha primogénita, foi diferente e muito além nas nossas vidas em comum, tratou-se da ida para o infantário, o que ocorreu aos três meses de vida. Oh céus, o que aquilo custa, como eu compreendo as mães, é tão custoso de aguentar, que falta faz o minúsculo ser sempre debaixo d'olho. Como mãe, essa minha primeira vez foi das coisas mais difíceis que tive de viver. Eu sabia lá se a iam tratar bem, dar de comer a horas, mudar a fralda quando suja, dar atenção ao choro. Mesmo sendo um infantário credível, bom, seguro, capaz, eu sabia lá se sim ou então não. É horrível. Mas estamos cá. Todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário