quinta-feira, 9 de junho de 2016

Planos para o fim de semana (que é grande que se farta)

Farei então a tal tarte tatin com as maçãs que já havia comprado a semana passada. Estão boas ainda, são duma espécie que se mantém sadia tempos infinitos. Quero dizer: na verdade não são tempos infinitos, que as ditas terão um fim que se chama tarte tatin, mas adiante. Ponho por cima a tal massa de bolachas de avelã. Depois, como sei (e gosto e quero) que gelado é coisa para ficar bem com qualquer tarte de maçã, eis que farei um montes de bom com as claras que tenho no congelador, junto natas ou então iogurte, não sei ainda, e não junto mais nada senão baunilha que não é falsa. Vou fazer assim tipo um merengue suíço ou lá que é, eh pá, pronto, é aquele merengue que a gente faz uma calda e deita em fio nas claras já encasteladas mas com elas às voltas numa máquina de mesa, estão a ver? Pronto, então é isso. O chato é que eu acho que essa calda tem de estar a uma temperatura não excedente a não sei quantos graus, sob pena de aglomerar as claras, ou tampouco é desejável uma temperatura abaixo de não sei quantos graus, porque é terrivelmente indesejável que a calda não coza as claras. Entretanto já estou para aqui a magicar que proporção de natas, ou iogurte, para seis claras, é que seis claras parece-me muito, mas como as congelei na mesma caixa vou ter que as descongelar todas... Ah, já sei, ponho muito mais porção de natas ou de iogurte, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário