domingo, 10 de junho de 2018

Feitos este fim-de-semana

Como, finalmente!, pude descongelar completamente o congelador, acabei por confecionar a tal compota, sim senhores. Agarrei nela e fiz uma doce que me foi sugerido no outro dia. Não digo que tenha seguido à risca a sugestão da Lady Kina, pois que não a segui, fui construindo. A compota tinha uma variedade de frutos vermelhos e silvestres, o iogurte foi grego, natural, o leite e o açúcar, que usei mascavado, foram medidos a olho. Porém, digo que estava - e está, que ainda não se nos acabou - muitaa bom. Muitaa, muitaa bom.

De resto, a tal da massa folhada que fiquei a modos que com pressa de a usar este fim-de-semana devido ao descongelamento que referi acima, e satisfazendo a curiosidade da bea, anuncio que pus pêras numa tarteira, temperei-as com raspas e sumo de meia laranja, açúcar mascavado e canela e cardamomo em pó. Por cima coloquei uma rodela de massa, a minha massa folhada, tapando muito bem a fruta, tal e qual como nas tartes Tatin, só por dizer que antes não cozi a fruta. Pincelei com ovo, salpiquei com mais um pouco de açúcar - tratamento que dei também aos recortes da massa, que não se pode desperdiçar nada, assim até ficámos com umas bolachas, toscas mas boas - e levei ao forno durante para aí uma meia hora.

1 comentário:

  1. Creio que tenho algures uma receita de tarte de pêra que se faz assim. Não experimentei nunca e nem sei se é tatin ou. Mas quando a li pareceu-me bem e a experimentar. Está na lista. Mas como sou muito dada a vagares, pode lá estar anos.
    E parabéns pela compota

    ResponderEliminar