quarta-feira, 6 de junho de 2018

Feira do Livro, 2018

Este ano fui à Feira do Livro!
Ó pá, nem acredito!
Soube que a Filipa Gomes ia dar uma segunda sessão de autógrafos por conta do seu livro Prato do Dia e quis ir, tanto porque gosto da Filipa como porque gosto das suas receitas e, já que ela publicou um livro, assim ficava (como afinal fiquei) com um registo das ditas o mais fiel possível.
À parte:
Não tem conta quantas foram as receitas da Filipa que confecionei baseando-me nos seus programas televisivos (Prato do Dia e Cozinha com Twist), as quais, depois, registei no blogue.
Como este tipo de evento, na minha vidinha, foi vez primeira, não fazia ideia que o livro não poderia ser adquirido ao mesmo tempo que o autógrafo. De maneiras que me pus na fila sem livro na mão. Já lá estava havia uns bons dez minutos quando me apercebi que não tinha estava no melhor lugar para conseguir, antes de mais, comprar o livro. Era ver toda a gente de livro na mão e eu... não.
Era a tarde do último feriado (31 de maio), a Feira estava apinhada, em certos lugares dificilmente conseguira andar no meu ritmo habitual e, como sabem, e se não sabem não faz mal, eu gosto de vocês na mesma, não sou a melhor das pessoas quando me encontro no meio da populaça. Caso que, eu sendo rica, se chamaria de fobia social, mas, como sou pobre, é mas é uma ganda pancada nos cornos.
Bom.
Fui ficando ansiosa, ó pá atão eu agora não tenho o livro da moça e ópois vai daí ponho-me a dizer-lhe o quê? e mais isto e mais aquilo. Detive-me na fila à conta dos dois bolinhos que fizera pela manhã com a singeleza de quem quer oferecer o que preparou com as mãos e o coração. Ademais, a receita é dela, é boa que se farta, estava (e estou) certa de que lhe agradaria recebê-los e comê-los. De maneiras que para ali fiquei, afinal, num caso como este, ter bolinhos para oferecer mostrava-se como um trunfo.
Chegou a minha vez. Comecei por me desculpar por não ter o livro dela, ao que respondeu educadamente dizendo que não fazia mal algum, ora essa, não teria eu um papel qualquer onde ela pudesse autografar? Tinha, claro que tinha, retirei o meu caderno da mala e pumba, foi mesmo ali. Conversámos um bocadinho (foi mesmo só um bocadinho, a fila não tinha fim) sobre coisas comuns a outros admiradores – ah, gosto tanto das suas receitas; ah saem-me sempre bem; ah vejo os seus programas desde sempre - tirámos fotos e despedimo-nos.
Dei uma volta pela Feira, comi um gelado de cheesecake, uma espécie de 'caseirice' de trazer na carripana para vender. Era bom, muito bom. Fui então comprar o livro da Filipa Gomes e dirigi-me novamente ao sítio onde ela estava, a ver se poderia ser autografado. E pôde, nessa altura já não havia fila. Olá outra vez!, disse eu. E ela na mesma, simpática, disponível. Que prazer.
Gostei mesmo desta Feira do Livro. Há anos que lá não ia.

4 comentários:

  1. Tem de ir mais vezes à Feira do Livro. Veja só a história com que ficou. E agora conte com o livro, que parece ser quase milagroso. E com o cheesecake da carripana que só não comi porque desconfiei daquilo tudo. E pelo visto perdi.
    Gramo feiras do livro. Mesmo e os jacarandás me dão uma nega. Ou chove.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma surpresa, aquele cheesecake gelado. Há vários molhos e coberturas, quase se pode fazer uma guloseima tal e qual como queremos. Digo quase porque ao senhor da carripana, que, acrescento, era, e deve ainda ser, uma simpatia, ser-lhe-ia impossível trazer com ele tudo quanto é molhos e coberturas. Portanto, já sabe, se para si a Feira se repetir, experimente.
      Ah, e sim, fiquei com uma história, lá isso fiquei.

      Eliminar
  2. Também gosto dos programas dela mas só fiz uma ou duas receitas até agora. Então mas deu-lhes os bolinhos ou não? Fiquei curiosa...
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei sim, ~CC~
      Não que ela os tenha comido logo ali, claro, tinha mais o que fazer, né?, mas ficou agradada e ainda me lembrou de uma particularidade destes whoopie pies, é que no dia seguinte estão melhores, a massa absorve o creme e essa humidade realça-lhes o sabor. É uma mistura muito boa. Para mim, é dos melhores bolinhos que comi até hoje, tanto que ando a ver se consigo o mesmo encanto em outros sabores, tanto de massa como de recheio.

      Eliminar