quarta-feira, 17 de maio de 2017

Vivam os croquetes, vivam!

Pus-me a fazer croquetes de legumes e de queijo - copiei de um programa de TV: Os Segredos da Tia Cátia, 24 Kitchen – e dei-me bem com eles..................... E não, não tenho fotos dos mesmos.......................
De legumes usei couve-flor, cenoura e queijo ricota. É boa ideia fazê-los todos porque se suja louça de uma só vez, atinge-se o caos doméstico uma só vez e com comida diversa e que, ainda, caramba como é bom poder congelar-se os prováveis excedentes a uma refeição para três ou quatro pessoas, já que dentre essa diversidade se vai ter a um número pelas trinta unidades.
Começo então, já com a pré ressalva de que é tudo para pôr no processador, oh céus, bendita invenção, e que, sendo croquetes, estou a falar de fazer bolinhas, ou charutinhos. Falo de panar com ovo (pode usar-se claras, é aliás uma ótima ideia, assim sempre se vão usando e descartando, tenho sempre tantas, credo), farinha (é opcional, mas fica melhor) e pão ralado, por esta ordem: ovo, farinha, ovo, pão ralado. Falo de fritá-los, muito embora considere que levá-los ao forno não lhes ficará mal, contudo menos bem do que à fritura, mas como ainda não experimentei, a bem dizer não tenho opinião categórica. Ah, já quase esquecia, depois de os ingredientes processados e dispostos na tigela, acrescenta-se-lhes imediatamente pão ralado, a fim de secar a mistura e até se conseguir uma textura moldável nas tais bolinhas e/ou nos tais charutinhos. Saem agora os ingredientes:


croquetes de couve-flor (pode fazer-se também com bróculos)
400 gramas de couve-flor cozida (pesei crua)
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de atum (a receita pedia alcaparras)
1 clara
1 pitada de noz-moscada, de sal e de pimenta
qb de pão ralado


croquetes de queijo ricota (a receita pedia requeijão)
250 gramas de queijo ricota
1 gema (tome-se, por exemplo, a que sobrou dos croquetes de couve-flor)
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de colorau (usei um preparado húmido, de pimento vermelho e sal, que o rico filho me ofereceu no Natal)
2 colheres de sopa de salsa (a receita pedia cebolinho)
1 pitada de sal e outra de pimenta
qb de pão ralado


croquetes de cenoura (estes croquetes constam no blogue porque acho jeito nisso, contudo não lhes achei grande pilhéria e descreio na repetição)

3 cenouras (a receita pedia cruas, mas não sei se não será melhor cozê-las...)
1 ovo
1 colher de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de coentros
1 colher de sopa de amido de milho
1 pitada de sal e outra de pimenta
qb de pão ralado

Sem comentários:

Enviar um comentário