terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A próxima etiqueta

A próxima etiqueta do blogue chegará brevemente e será criada com o intuito de explanar planos doces/salgados a fazer no fim-de-semana. Chamar-se-á 'Planeando o fim-de-semana' e conterá tanto planificações de comidinhas a fazer como explanações de comidinhas já feitas. Tipo assim um antes & depois mas sem fazer caso desses dois tempos distintos, ou seja: junta tudo e não deita fora nem por nada. E as comidinhas incluirão doces e/ou salgados, tanto faz, se bem que aprecie bem mais confecionar doces do que salgados. Outro motivo que me leva a juntar tudo numa só etiqueta é que pode por exemplo acontecer eu preparar um post do antes e não preparar um post do depois, assim como o contrário, e vai daí não estou dependente de apetites ou de tempo. Isto de ter um blogue, no meu caso, implica fazer-me a vontade, chateia-me estipular regras e comandos, para mim um blogue só faz sentido se não me sentir obrigada a atualizá-lo.
Não sei se algum leitor terá notado no blogue a ausência dos meus planos doces/salgados para o fim-de-semana, creio que este ano ainda não aconteceu post nenhum desse género, é que se me foi a vontade de os registar, muito embora os tenha vindo a registar sempre nos vídeos. Às tantas é por isso, cansa-me falar do mesmo assunto em duas frentes. Ah, é verdade, e tanto não tenho explanado planos que estes últimos dias têm sido férteis em posts de comidinhas que fiz.

8 comentários:

  1. Olá.
    Dei comigo a comprar castanhas, uvas e chalotas (credo, como eu estava boa para ser sujeita àquelas experiências que envolvem a manipulação da psique!), mas depois, já em casa, fiquei a olhar para a casca das castanhas e a pensar que era melhor vir pedir-te mais esclarecimentos sobre essa receita...


    :))))))))))))))))))))))

    ResponderEliminar
  2. Pois, tá pobrezinho, né?
    Usei castanhas congeladas, que deixei descongelar, quando não o tempo de cozedura dos ingredientes seria muito diferente. Obviamente podes cozer as castanhas e descascá-las, mas. ;)
    Ah, e às uvas, retirei-lhes as grainhas, que é bem mais confortável para quem come. De temperos, lá está, é o que a gente quiser, muito embora eu considere a gordura imprescindível. E alho, alho também.

    Depois do teu comentário ocorreu-me que no post não referi o programa 'Prato do Dia', apresentado pela Filipa Gomes, do canal televisivo 24 Kitchen, que foi de onde retirei esta ideia. Como vês sou também eu toda muito suscetível da psique. ;)

    Fiz essa receita de cabeça, não segui passo a passo, mas julgo que ela salteou tudo antes de colocar na taça, que deve ser alta e estreita, como aquelas do suflê.

    Estou para aqui a pensar que devia transportar este comentário-resposta até um post, qu' assim e na eventualidade d' outras pessoas lerem o postzinho acanhado, 'inda julgam qu' afinal sou grafómana mas é uma porra. Ai a minha reputação.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto lembrei-me que estou a responder-te com se o teu comentário estivesse no post do gratinado. ;)

    ResponderEliminar
  4. encontrei isto, será?

    "Aproveite esse tempo para preparar um acompanhamento: junte numa taça uvas brancas sem graínhas, castanhas e chalotas cortadas em quartos, regue com 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, junte um pouco de margarina líquida, uma pitada de erva-doce e outra de canela, tempere com pimenta, e misture tudo, antes de levar ao forno para tostar."


    http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/empada-de-perdiz-salada-de-castanhas-e-cebolinhas

    ResponderEliminar
  5. E olha, entretanto, já está no forno, a aguardar degustação para breve. Fiz com as (des)congeladas, uvas sem grainha e chalotas. Temperei com vinagre balsâmico, sal, pimenta, erva doce (muito pouco) e envolvi com fio de azeite. Dispensei o mel (como na receita do link), que não aprecio muito o agridoce, e já a perna de peru leva laranja :-))))

    Mais logo conto das reacções.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. É mesmo essa receita, Kina. Fico então à espera de notícias. Agradecida sou eu, de teres reagido a uma ideia minha. ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    1.Ora bem, não é mau, mas não fiquei fã (seja por incompetência do palato, seja pela inexperiência da cozinheira, ou por ambas) digo-o sem nada na língua, que a esta hora ainda só passam líquidos :)))
    (isto digo eu)

    2. Kinote junior interpela-me assim, no auge de sua adolescência, como resposta à minha pergunta "queres provar?": - Já sabes que não gosto de frutas cozinhadas.

    3. Dom Kim perscruta o interior das travessas e desabafa: "passa um homem o dia inteiro a trabalhar, depois ainda vai correr não sei quantos quilómetros, e no fim, dão-lhe o quê para comer? Peru e uvas..."
    (a meio da refeição confessa que ficou surpreendido pela positiva e que gostara particularmente das uvas)

    e pronto, estão descritas o mais detalhadamente possível as reacções.


    beijo

    (não foi a primeira vez que reagi às tuas sugestões "comelícias", desta vez mencionei-o para pedir-te mais detalhes sobre a receita)

    ResponderEliminar
  8. Alcunhas fantásticas, essas. ;)
    E ainda bem que ao menos não detestaram. Falo dos adultos, que dos adolescentes não se espera, ou eu não espero, apreço por coisas estranhas e/ou diferentes.

    Bom fim de semana, Kina.

    (BB, de bem bom)

    ResponderEliminar