terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Coisa doce

Há dias fiz um bolo-tarte-crumble de morangos. O rico filho ia jantar com a gente e, sabendo eu que ele de frutas em bolos só tolera os morangos, decidi-me a experimentar esta receita, que vi fazer no canal 24 Kitchen, no programa 'Prato do Dia', apresentado por Filipa Gomes.
Trata-se de um bolo porque é doce.
Trata-se de uma tarte porque tem massa na base e fruta por cima.
Trata-se de um crumble porque junta fruta com uma mistura esfarelada.
Mas por ora encontro-me em conselhos comigo mesma, sei lá se é receita suficientemente boa para constar no meu dossiê especial. Mais: sei lá se é receita para constar no blogue e sei lá se a repito. Eu sei lá, pá. Por costume meu, é certo que nem todas as receitas que espeto no blogue têm lugar no dossiê especial, por outro lado é um bocado estúpido pôr-me para aqui com considerações acerca de um bolo-tarte-crumble que fiz e não registar também toda a receita, ainda que tenha de ser eu a construir o texto, afinal até gosto de escrever, não será portanto chatice nenhuma, ora essa. Pois. Daqui a uns tempos, quando escolher um dia para andar de roda das receitas a imprimir e a guardar no dossiê especial, logo decido se ponho esta ou então não. Pois. Fiz então assim... ah, não tenho foto. Pois. Fiz então assim:

Crumble de Morangos
Ingredientes
2 cups de farinha
1 cup de aveia
100 gramas de amêndoas laminadas
1 cup de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 limão (raspa e sumo)
1 ovo
200 gramas de manteiga
500 gramas de morangos
6 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de amido de milho
Preparação
Numa frigideira, tostar as amêndoas. Colocar numa taça a farinha, a aveia, as amêndoas, o açúcar, o fermento e a raspa do limão. Misturar tudo e juntar o ovo. Mexer. Vai encontrar-se uma mistura estranha e nada homogénea. Continuar juntando a manteiga aos cubos, que deve estar fria por ser mais fácil manusear e atingir a mistura característica do crumble, que se consegue mediante a esfrega de todos os ingredientes. Atingido o dito crumble, depositar dois terços num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e levar ao forno por 5 minutos. Entretanto lavar e cortar em pedaços pequenos os morangos. Juntar o açúcar, o amido e o sumo do limão e misturar isto tudo. Retirar o tabuleiro do forno e colocar a mistura de morangos e o restante terço de crumble. Levar ao forno por mais 40 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário