sábado, 14 de outubro de 2023

Museu do Pão

primeira
Neste pedaço de corredor há muitos provérbios inscritos. Gostei particularmente d' «o velho e o forno pela boca se aquentam».
segunda
O comummente chamado de «livro dos cães» na gíria dos balcões desta vida. Há também pasta de cobrador e trocos.
terceira
Um livro escolar e uma redação, que não transcrevo por dificuldades oculares. Mais a mais, querendo, o/a leitor/a aumenta a imagem e faz a leitura.
quarta
É «pão» em Língua Gestual e em Braille. A parede perpendicular é preenchida (se bem me lembro: na totalidade) por «pão» em todas as Línguas. Ainda captei mas, por mor da distância a que tive que me pôr para captá-las todas, o brilho dos mosaicos tornou as letras difusas. Aí nem a aproximação que sugiro safa a gente.
quinta
Linda imagem do lindo bar-pastelaria que há na parte de cima do edifício. Tem uma esplanada que me tirou o fôlego. Caraças.
sexta
A pauta de uma canção chamada «Padeirinha». Um arranjo floral. Um televisor com mau sinal.
sétima, oitava, nona, décima
Na sala de modelagem (ah ah) dá-se hipótese de fazer pão. Bem que na recepção disseram que a gente se ia sentir crianças. Eu senti. Acredito que a sala está mais apropriada para essa faixa etária do que para as outras, mas, seja lá como for, logo que vi o molde em forma de mota, quis fazer um pãozinho. Agarrei na farinha, na água e fiz uma massinha, que moldei. A 'mota' não ficou magnífica, bem sei, não a pintei com as cores que lá vi, apenas tirei algumas fotos ao processo e agora estão aqui.
décima primeira
Já cá fora, encontrei uma cadeira para tirar retratos e posei do modo com que poso lá no entulho. Hum, mais ou menos, vá.
décima segunda
Na lojinha são vendidas, dentre outras maravilhas, almofadas com anos por desenho. Como a do meu estava visível, tirei retrato.
décima terceira, décima quarta
Outras perspetivas da lojinha. Sendo que, e a bem dizer, a décima quarta revela apuramentos do pão maori, grande jóia dali assim, lá isso. Comprei e encontrei grande prazer na degustação.
décima quinta, décima sexta
Eis-me no fim. No fim e cá fora. Este dia - 6 de Outubro de 2023 - estava lindo, lindo. O arvoredo brilhava que eu sei lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário