quarta-feira, 18 de outubro de 2023
terça-feira, 17 de outubro de 2023
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
Os dióspiros do Gualter
E estes dióspiros no quintal do Gualter...?
Ah maravilha!
Contudo, muitos no chão. Eu explico: o quintal do Gualter é um quintal pouco visitado, porém não esquecido ou maltratado, mas, se todavia pouco visitado, então há fruta desperdiçada. Desperdiçada digo eu para os humanos, pois que a bicharada decerto lhe fará as honras, e as da casa.
domingo, 15 de outubro de 2023
Vinhó
Colhi tangerinas - plural. Comi tangerina - singular. Entretanto, quiçá depois, tirie fotos ao estranho quintal. Achei-o estranho porque em parte é composto por um tecto e termina abuptamente. Que não se leve criançada para ali.
sábado, 14 de outubro de 2023
Museu do Pão
primeira
Neste pedaço de corredor há muitos provérbios inscritos. Gostei particularmente d' «o velho e o forno pela boca se aquentam».
segunda
O comummente chamado de «livro dos cães» na gíria dos balcões desta vida. Há também pasta de cobrador e trocos.
terceira
Um livro escolar e uma redação, que não transcrevo por dificuldades oculares. Mais a mais, querendo, o/a leitor/a aumenta a imagem e faz a leitura.
quarta
É «pão» em Língua Gestual e em Braille. A parede perpendicular é preenchida (se bem me lembro: na totalidade) por «pão» em todas as Línguas. Ainda captei mas, por mor da distância a que tive que me pôr para captá-las todas, o brilho dos mosaicos tornou as letras difusas. Aí nem a aproximação que sugiro safa a gente.
quinta
Linda imagem do lindo bar-pastelaria que há na parte de cima do edifício. Tem uma esplanada que me tirou o fôlego. Caraças.
sexta
A pauta de uma canção chamada «Padeirinha». Um arranjo floral. Um televisor com mau sinal.
sétima, oitava, nona, décima
Na sala de modelagem (ah ah) dá-se hipótese de fazer pão. Bem que na recepção disseram que a gente se ia sentir crianças. Eu senti. Acredito que a sala está mais apropriada para essa faixa etária do que para as outras, mas, seja lá como for, logo que vi o molde em forma de mota, quis fazer um pãozinho. Agarrei na farinha, na água e fiz uma massinha, que moldei. A 'mota' não ficou magnífica, bem sei, não a pintei com as cores que lá vi, apenas tirei algumas fotos ao processo e agora estão aqui.
décima primeira
Já cá fora, encontrei uma cadeira para tirar retratos e posei do modo com que poso lá no entulho. Hum, mais ou menos, vá.
décima segunda
Na lojinha são vendidas, dentre outras maravilhas, almofadas com anos por desenho. Como a do meu estava visível, tirei retrato.
décima terceira, décima quarta
Outras perspetivas da lojinha. Sendo que, e a bem dizer, a décima quarta revela apuramentos do pão maori, grande jóia dali assim, lá isso. Comprei e encontrei grande prazer na degustação.
décima quinta, décima sexta
Eis-me no fim. No fim e cá fora. Este dia - 6 de Outubro de 2023 - estava lindo, lindo. O arvoredo brilhava que eu sei lá.
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
Perspectivas do rio Alva
Bom, na verdade somente numa das fotos, a de cima, se nota o rio, a outra foi captada mais ou menos do mesmo ponto mas no sentido oposto. A primeira captei porque a água estava bonita de transparência, a segunda foi porque me pareceu uma manto gélido por sobre a vegetação. Gélido não sei se era, mas lá que era húmido, era.
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
Videira e coração de madeira em Sandomil
São vermelhos. Lindos vermelhos. Vermelhos de videiras no Outono. E no Outubro deste ano. Na Serra da Estrela. Concretamente: Sandomil. Adoro estas fotos. Quando se gosta em extremo pouco, ou nada, há a dizer, né? Poi zé. Já o coração conseguido por podação de palete... Poi zé, nada a acrescentar senão: é lindo.
terça-feira, 10 de outubro de 2023
Caramelo
Caramelo é o seu nome, presumo que lho tenha sido dado por contas das cores, e é simpático que se farta. Dantes pertencia a outra casa que não esta, uma muito vizinha dali, cujos donos certo dia se mudaram. Ora o bicho recusava-se a ir e foi ficando nesta morada (Sandomil). Em certa altura, a dona pediu a esta vizinha que não lhe desse de comer, talvez assim ele decidisse ir para a nova casa. Não quis. Não comia. Esta vizinha, ao ver o Caramelo tão magrinho disse à dona que não aguentava mais e que ia dar-lhe de comer. Assim foi. E ficou. O Caramelo não queria era largar o lugar, que a dona a manter era o que menos lhe interessava, é o que parece. E na verdade é o que foi.
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
domingo, 8 de outubro de 2023
às vezes acho que tenho
um olhar que não é para ser visto
e
uma boca que não é para falar
por isso é que me risco
1 de Outubro, a foto de cima, riscada, eu demasiado séria
13 de Outubro, a foto de baixo, limpa, eu assaz triste
13 de Outubro, a foto de baixo, limpa, eu assaz triste
sábado, 7 de outubro de 2023
Tipos e vontades
Bom, vamos (vou!) lá a ver, a boneca é igual a mim, exceptuando as coxas. Isto na foto de cima, que é, oh vejam lá, a que está já aqui abaixo. Já a debaixo desta, pois que mostrou-me quão rápido é perder três quilos em quatro semanas, em usando o moderníssimo jejum intermitente. No entre de todos estes tantos já me documentei mais e melhor acerca desta temática e apurei que o emagrecimento se dá mais por a ingestão de calorias cair drasticamente do que pela abstinência a estas ou àquelas horas.
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
A mulher dos passos
No passado dia 22 de Setembro havia que tratar de duas questões cá da minha vidinha moooooontes de espectacular. Passando no primeiro lugar notei uma fila maior do que supunha e, por mor da esperança de a dita se extinguir em coisa de meia horinha - id est: que a afluência de gente fosse num número proporcionalmente inferior ao despacho - vá de me dirigir ao local da outra questão, que dava tempo, bem sabia eu. Pois sabia. Sabia, sabia. Deixei portanto de saber porque calhou de a pessoa que me precedia nesta segunda questão ter um assunto deveras demorado de tratar e, tanto demorou tanto demorou, que fiquei sem tempo para eu ficar ir já tratada dali. Sai então para a rua direita à primeira questão. Tratei-a - rectifico: trataram-ma - e pus-me a caminho da segunda. Questão. Tratei-a também. Aqui já não fui tratada, não, que era uma questão de meio por meio nos tratados. No entre destes tantos que aqui estou a apresentar, certo é que malembrei quantos passos teria eu dado nestas voltinhas. São então os que estão visíveis a toda a gente. Não são lá muitos...? Ai são, são.
quinta-feira, 5 de outubro de 2023
quarta-feira, 4 de outubro de 2023
Cabelos compridos
Há anos que não mantinha um cabelo tão grande. Se bem me lembro, um comprimento assim, tem, no mínimo, trinta anos. Nesse tempo deixei crescer um bom bocado (mais ou menos como tenho agora) porque queria fazer uma permanente. Cabelos encaracolados escondem o verdadeiro comprimento e, eu querendo um cabelo um tudo-nada acima dos ombros, havia que o deixar crescer. Au eva, não me lembro de nesse tempo ter dado por questiúnculas que agora passo:
inclino-me para lavar os dentes e os cabelos mais próximos à boca descem e ficam sujos de pastase escolho mal a trajectória do garfo, ou colher, atinjo cabelos flutuantes, que ficam sujosparto cabelos com o fecho do capacetetenho frio nas costas quando saio do banho de cabelos molhados
As primeiras três questiúnculas serão evitadas se, antes de, apanhar os cabelos, já a quarta, pois que, vindo o frio desmesurado, colocarei uma toalha em cima das costas e debaixo dos cabelos molhados.
terça-feira, 3 de outubro de 2023
segunda-feira, 2 de outubro de 2023
domingo, 1 de outubro de 2023
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















































