quarta-feira, 31 de maio de 2023
terça-feira, 30 de maio de 2023
segunda-feira, 29 de maio de 2023
Ne partez pas sans moi
Céline Dion
Ne partez pas sans moi, gritou-me o caramelo. Sério. Mais sério é que me lembrei desta canção por conta de querer fazer o caramelo e ter que me apressar a fazê-lo por falta de tempo. Era já tão curto, o tempo, que fiz a receita de cor pela primeira vez – trezentos gramas de açúcar, duzentos mililitros de natas e três colheres de sopa de manteiga. O açúcar pus ao lume baixinho até derreter, atentando sempre, rodando o tacho de vez em quando para não queimar às bordas. As natas pus quando todo o açúcar havia derretido, mexendo sempre até que os os rebuçados (grumos, ah ah) que a sua frieza causou no açúcar quentíssimo. A manteiga pus quando, lá está, os rebuçados derreteram, logo a seguir a desligar o lume. A manteiga tem que estar fria. Bem fria. Se não, então liquidificará a mistura. Sei lá, destila, ou coisa assim. Ou sei, sei que não conferirá cremosidade.
Pinturas
Logo que a avistei achei que estava escrevendo num caderno mas logo mais percebi que o traçar era o de quem pintava gravuras. Fiquei até com pena, eu, que gosto tanto de encontrar semelhantes por aí.
domingo, 28 de maio de 2023
sábado, 27 de maio de 2023
Escolhas
Ao princípio pareceu-nos bem usarmos a fronteira Safurdão – Valverde del Fresno. Eu cá, logo que vi as imagens de Safurdão em Mr. Google fiquei enamorada. É uma aldeia. Apenas. Mas como tenho a louvável capacidade de me enamorar por cantinhos do mundo, enamorei-me. Mas afinal já escolhemos outra fronteira, desta feita trata-se de Salvaterra de Extremo – Zarza la Mayor. Também é minorca, o rio que lá há, e que em parte da sua extensão tem como premissa separar as terras, e, se de dois países, ora pois então.
Tempos por entre poisos
Tenho andado a pensar na possibilidade de não conseguir actualizar o blogue aquando das férias. É que, ademais de poder não ter tempo por entre deslocações e, ou, durante as paragens, pode ainda acontecer não haver acesso à Internet nos lugares de poiso. Já no outro dia aqui deixei dito e é verdade, estou tal e qual como da outra vez. Então sei lá eu, né? Poi zé. Caso chegue realmente a falta de tempo lamentarei não despejar aqui todas as coisinhazinhas. Lamentarei não pouco. Caso aconteça tal e qual como da outra vez, em que, afinal, oh glória terrestre, segui viagem e meti os escritos por entre paragens e poisos, ora pois bem. Nessa altura fiz assim: guardava - na memória, no telefone, ou num papelinho do bloquinho rudimentar - cada pensamento publicável; chegada aos poisos apurava os textos, umas vezes sem que os terminasse – por falta de tempo, lá está, ou por considerá-los ainda sem jeito, outras terminava-os mesmo e publicava-os. Tenho esperança de conseguir o mesmo desta vez.
A pessoa verde
Estou a ficar verde!
Estou a ficar verde!
Porquê verde?!
Hulk lembra o verde...
Hulk, essa força sem destino.
entrou um homem
entrou um homem no salão que
logo logo logo
considerei ser o TOC pela indumentária casual e à-vontade para com o espaço
meios
foi no meio do trânsito que percebi que os cantos dos retrovisores não carecem de limpeza porque o grosso da questão está no maior meio que se encontrar
não se liga a cantos de espelhos retrovisores
não são importantes ou tampouco importam
meios
meios é que é
a menina fez uma cópia
O rei do asteroide 325
Encontrando-se na região dos asteroides 325, 326, 327, 328, 329, 330, começou então por visitá-los para arranjar uma ocupação e se instruir. O primeiro era habitado por um rei. O rei vestido de púrpura e arminho, estava sentado num trono muito simples mas majestoso. - Ah, cá está um súbdito! - exclamou o rei ao avistar o principezinho. E o principezinho interrogou-se: - Como é que ele pode saber quem sou eu se é a primeira vez que me vê? - Ele não sabia que, para os reis, o mundo é muito simples.
copiei o texto acima de uma cópia infantil
é um excerto do livro 'O Principezinho', Antoine de Saint-Exupéry
sexta-feira, 26 de maio de 2023
Lisboa, Lisboa
Mais ou menos a propósito do post anterior: então se eu todos os anos, desde dois mil e qualquer coisa, fotografo as folhas dos jacarandás lá na rua dos cinquenta e dois jacarandás, era logo em dois mil e vinte e três que o não ia fazer?! Pois pois que não!
Lisboa, Lisboa
Já vem da semana passada, lá isso, porém, e também, vem de há outras vezes que não vou pesquisar porque prefiro usar o tempo noutros casos.
quinta-feira, 25 de maio de 2023
quarta-feira, 24 de maio de 2023
24 de Maio de 1986
Junto à Torre de Belém uma alfacinha criticou sarcasticamente as roupas de duas saloias: Ainda por cima vêm giríssimas!
{é 'Lisboa, Lisboa', é - foi, quero eu dizer, e hoje}
terça-feira, 23 de maio de 2023
Hoje é terça-feira
Sei que um dia inventei que 'as terças-feiras sabem a mais do mesmo no porvir' só não me lembrava é que também inventei de 'saberem a meio', querendo eu dizer que o dia a seguir, as quarta-feiras, são o meio da semana e as terças-feiras já se encontram entaladas entre o princípio e o fim, daí o 'mais do mesmo', e 'no porvir'. Foi então esta invenção inventada aos 10 de Março de 2009. Caraças, ao tempo já que isto foi.
segunda-feira, 22 de maio de 2023
domingo, 21 de maio de 2023
sábado, 20 de maio de 2023
Ainda não mencionei
Ainda não mencionei a eventualidade de não ter tempo para escrever todas as coizinhazinhas que queira ver no blogue. Menciono agora. Poi zé, estou tal e qual como da outra vez –
Tenho roupa para
Tenho roupa para deixar Europa afora. Muito tenho eu pensado nisso, não só porque, se a deixasse aqui, no preciso lugar onde me encontro, também a deixaria na Europa. Só que não afora, claro. Também há meias a largar, já agora, conto até fotografá-las.
Estudei o caso
Estudei o caso somente nas fotos verticais, au eva, não duvido que, nas horizontais, invertendo a ordem dê bom resultado. Já as fotos com filtro, pois que têm, afinal, numeração igual. Pelo menos na aplicação LunaPic têm. Seguidamente aponto os números que dou como certos, mesmo repetindo alguns, isso até nem importa nada, e assim até fica toda a informação num só post.
em fotos de ecrã completo:
nos números 1800 e 4000 não mexo
ponho 1453 onde está 640 e 654 onde está 288
em fotos 9:16
nos números 3456 e 4608 não mexo
ponho 1176 onde está 640 e 663 onde está 480
em fotos 3:4
nos números 3000 e 4000 não mexo
ponho 968 onde está 640 e 660 onde está 480
Há ainda as fotos quadradas (1:1) mas essas vou esquecê-las porque não ficam assim tão desfasadas em tamanho se não as esticar ao máximo de largura que o blogue tem. O mesmo acontece com as fotos na horizontal. A foto abaixo tirei-a agorinha mesmo para saber quais os números do tamanho 9:16, que era o que me faltava e assim tenho este trabalhinho todo feito. Ficam essas como são e pronto. É tempo que poderá ter mais proveito noutras fotos que queira alindar ou textos que queira ver escritos. Ademais tenho para mim que nem vou levar em consideração tantas mesuras com as fotos na hora de viver as férias, lá isso.
Subscrever:
Mensagens (Atom)