sábado, 30 de julho de 2022

Pinhal
Pinheiro
Pinha
Pinhão

(Durante as férias) 
Recolhi uma boa porção de pinhões. (Recolhemos, na verdade, mas continuo este discurso em modo solitário.) Uns levantava-os do chão, outros extraía-os das pinhas. Levantá-los do chão é fácil, extraí-los das pinhas é que não. Em certa altura de um desses dias idealizei que usaria uma data deles para marcar um dos desenhos que os mosaicos formam, simulando assim um país. Um qualquer. Mas esqueci-me. Ao dia de hoje já estão os pinhões partidos e guardados numa caixinha hermética. É devastadora, a diferença volumétrica entre os pinhões com casca e o seu miolo. Esqueci-me foi de pesá-los, e isso é que era a! diferença, mas. E o que vou fazer com os ditos é, para mim, óbvio – tarte de pinhão.
Deixo agora fotos de momentos, não sem antes comentar cada uma. No blogue é meu costume dar a primazia às palavras e é por aí que agora vou.
A primeira foto mostra mal produzido e de conteúdo descabido entre si. Aquilo 'esquisito' são dois bicos de silicone que por esquecimento haviam isso num saco que usado para a viagem. Quer portanto isto dizer que os ditos foram e vieram comigo. Há também um pacotinho de açúcar.
A segunda foto mostra os pinhões não desembalados de todo, bem como o martelo que os havia de partir.
A terceira foto mostra a lindeza de cores e padrões que a Natureza faz aparecer.
A quarta foto mostra o quanto aquele pozinho preto tinge as mãos, e quem diz mãos diz tudo em quanto toque – toca, tinge, toca, tinge, toca, tinge. Mas, giro giro giro, foi eu descobrir dois opostos: a repelência do pó e a aderência da resina, cujos jamais havia notado. Mesmo giro. Fica é a faltar a resina na foto, mas bem que a tive, aquando do descascar da pinha, chegando a ter as duas substâncias nas mãos, não significando porém que uma eliminasse a outra. Não. Deixavam-se existir, e até coabitavam. Pá, mesmo mesmo mesmo giro.

Tenho ainda uma outra foto, não de algum dos pinheiros que deram estes pinhões, mas um outro que avistava logo que chegava ao belo restaurante onde jantei algumas noites.

Sem comentários:

Enviar um comentário