A fruta, corto em pedaços pequenos para acelerar a cozedura e tempero com raspas de limão ou laranja, ou ambos, canela e açúcar mascavado. O açúcar é dispensável, embora por vezes coloque. Misturas isto tudp logo na tarteira e deixas a repousa enquanto preparas o crumble.
O crumble, junto 1 cup* de farinha de trigo; 1 cup de açúcar do tipo que me apetecer ao momento; 1 cup de aveia em flocos que tanto faz serem no seu original como no mais miudinho que há, embora ache que a maravilha do crumble não se dá se aveia for em farinha (nunca experimentei, é o instinto que mo diz); 150 gramas de manteiga fria em cubinhos; 1 colher de café de canela; raspas de um qualquer citrino. *Quem diz cup, diz chávena, caneca, copo, taça, tacinha. Na verdade pouco importa. Usas os dedos para ir desfazendo a manteiga e misturar tudo. Sabes que está bom quando apertas um pouco e a mistura se aglomera, ainda que pareça areia antes de ser apertada. Despejas a tal areia para cima da fruta, tendo o cuidado de cobri-la toda, e levas ao forno para aí uns 40 minutos, ou até a superfície se apresentar bem douradinha.
Este é o crumble de fruta no seu modo mais básico mas, querendo aprimorar o caso, há ingredientes que se pode adicionar, tanto na fruta como no crumble: Frutos secos - inteiros, picados ou moídos, frutos desidratados, a seco ou demolhados em licor. Especiarias em pó - gengibre, noz moscada, cravinho, açafrão. Chocolates em pedaços. Caramelos em pedaços. Trocar a aveia por outro cereal, ou misturar vários, ou mesmo retirar de todo e substituir por frutos secos e ou desidratados. Usar outro tipo de farinha, como por exemplo a de amêndoa. O açúcar pode ser um qualquer mas o amarelo e o mascavado são os melhores e, aí somente na fruta, mel ou xarope de ácer.
Deixo-te agora pares que se dão especialmente bem: maçã e amêndoa - aqui fica bem que se farta frutos desidratados; pêra e avelã - aqui fica mesmo bem pedaços de chocolate; figo e noz - aqui calha que nem um figuinho o mel e idem para o chocolate; banana e amendoim - aqui, oh porra, ca bem que fica os pedaços de caramelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário