A minha máquina de costura é quase da minha idade, ah ah: +/- 32 anos
A minha tesoura de costura é ainda mais próxima, ai: +/- 33 anos
A minha tesoura de bordar é ainda mais e mais chegada ainda, hum: +/- 35 anos
Já a fita métrica é bem mais jovem que qualquer um dos ricos filhos: ½ dúzia d' anos, + coisa, - coisa
Quando a máquina chegou lá a casa fiquei maluca com ela. Maluca. Fazia ziguezague nas orlas, caseava, pregava botões, e conseguia vinte pontos, um assim às bolinhas unidas por um fio, outro assim quadriculado, um assim às ondinhas fortes, outro assim às reviravoltas. Bom, eram vinte. Sempre gostei de levantar a tampa da máquina e observar demoradamente todo o mecanismo. Os tais pontos eram escolhidos por meio de discos, uma palheta era acionada e encontrava o disco que eu escolhesse. Uma maravilha. Não continuo a descrição porque não tenho a máquina ao pé de mim e vai que ainda me espalho, era efetivamente uma maravilha na minha vida adolescente e acabou a conversa.
Quando comprei a minha tesoura de costura fui aconselhada a comprar uma com a estrela. É tão velha, tem tantos cortes na sua história, já foi tantas vezes amolada, está por isso tão gasta, a tal estrela tão sumida... Tudo tanto e tão devido ao tempo que tem.
Havia uma loja de máquinas de costura, peças e alguns materiais de retrosaria. Aí uma senhora ensinava a bordar à máquina e a minha mãe mandou-me para lá. Sou tão obediente que fui sem contestar, ademais sentia que precisava de me ocupar, um sentimento muito adulto para pessoas de apenas 13 anos. Ná... O sentimento era incutido, afinal de contas é assim que se educa os filhos, incute isto, incute aquilo. Comprei uma tesoura de pontas reviradas, que é portanto a indicada para cortar as pontas das linhas dos bordados, isto porque quando não, as pontas enfiam-se no bordado propriamente dito e ninguém quer estragar o trabalho que já fez.
A fita métrica é oriunda do estaminé do meu colega. Ah ah. Não malembra se lha comprei eu o se ma ofereceu ele. Pouco importa isso, afinal. Mede um metro e meio em ambas as faces, mas em vez de começar e acabar na mesma ponta, pois que não senhores, começa e começa e acaba e acaba.
Sem comentários:
Enviar um comentário