sexta-feira, 20 de julho de 2018

A festa acabou mas há posts a fazer (cinco)

Está na hora de mostrar outras perspectivas da farpela e do bolo, bem como umas quantas coisinhazinhas acerca deste. Todas as fotos que apresento neste post foram tiradas logo que acabou a festa. Era ainda dia e tal, havia portanto luz, de maneiras que:





Do bolo, falta falar das cores e sabores. Perguntei à minha mãe se o seu bolo preferido era o de iogurte - dantes era – e ela respondeu que não mas também não me soube dizer a preferência actual. Incentivei-a, «então diz um que gostes, vá» e ela «ai filha, a Maria faz uns bolos que sabem tão bem...» e eu «então diz um dos que a Maria faz» e ela «laranja!»
Pronto, estava decidido, o meu bolo de anos seria aromatizado com raspas de laranja. Há uma receita que faço há muitos anos e que calha sempre bem, não sei se é pelas natas em vez da manteiga ou lá que é, mas fica. Agora as corzinhas. Não, as velas. Comecei a procurar as velas já tarde, que até aí não me tinha ainda lembrado. Sério. Um dia, num repente: ah! as velas! E depois procurei mas não muito, à parte eu não ser lá muito esquisita no assunto velas de aniversário, a verdade é que o leque não se alarga por aí além. Por exemplo, numa gama, o 0 é sempre azul e o 5 é sempre amarelo. Ora se eu fazia 50, não poderia nunca por nunca ter os 'meus' números com outras cores que não as estipuladas por quem as mandou produzir assim.
Ah, ó Gina, e pra que é que isso interessa?
Pra nada, bem visto. Mas pra muito, podendo eu inchar a questão, e não é que posso e posso e posso?
Num dado dia, situação e momento, vi uma gama de velas feitas número sem mais maquilhagem do que purpurinas, o 0 era verde e o 5 era vermelho.
Primeira alegria: ó pá, são as minhas cores preferidas!
Segunda alegria: e são as cores em que eu queria o meu vestido!
Terceira alegria: que grandes!, vão ver-se bem os números!
Quarta alegria: ulha!, têm brilhantezinhos e tudo!
Bom, trouxe essas! velas-número.
De volta ao bolo, devo registar, ainda, que inicialmente era para fazer um bolo de iogurte porque não há coisa mais simples de fazer e certeira na boa aparência e sabor. E a ideia era fazer este bolo, tipo assim fofinho e coiso, com coraçãozinho cor-de-rosa e tal, mas pensei demasiado, pensei tanto que chegou-se-me a insegurança, ai ó pá, e se me sai tudo mal...? Voltando ao bolo que efectivamente fiz, dupliquei a receita, não de uma vez, mas fi-lo por duas partes, como se estivese a fazer um bolo em dias diferentes. Fui ver os corantes e percebi que iria combinar as cores do bolo com as das velas – verde e vermelho. Quero dizer: vermelho, vermelho, vermelho, não, cor-de-rosa, isso sim, mas não fugiu lá muito.
E foi assim que o destino brincou comigo de uma maneira surpreendente e agradável. 
Ah, o bolo 2 em 1 ficou bom, sim senhores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário