terça-feira, 22 de maio de 2018

Gelados

Há já vários meses que preparo gelados com uma máquina apropriada para esses casos, coisa que já devo ter anunciado no blogue, presumo, pois que escrevo montes e montes de coisinhazinhas, portanto jamais suspeitarei de que ainda não fiz tal anúncio. Bom, os gelados. A receita que sigo vem no livro da Rita Nascimento, A Vida Secreta dos Gelados Caseiros, ponto que também já explanei no blogue, com a qual me dou excecionalmente bem. Os gelados são feitos a partir de uma base, podendo depois a gente acrescentar o que quiser. Há duas bases, uma com ovos e outra sem, e não vos direi de qual gosto mais, que não sei decidir-me nesse sentido, mas sei que é fixe haver uma base de gelado sem ovos por conta de a que os leva me fazer sobrar três claras, com as quais, na maioria das vezes, não sei o que fazer. Se bem que posso fazer...
omoletes de claras
macarrons
pavlova
farófias
glacé
pincelar pães e tartes
mas é que pronto, coisum...
as omoletes são sensaboronas
os macarrons dificilmente me sai bem
a pavlova idem
as farófias → não gosto delas nem um bocadinho
o glacé sai-me viscoso e isso faz-me impressãozinha, vai daí, faço com água ou sumo de limão
os pães e tartes não ficam dourados se somente forem pincelados com claras
Ora então venho agora dizer que no outro dia experimentei fazer um

gelado de morangos
Fiz a base sem ovos um doce de morangos
Arrefeci completamente ambos
Coloquei a base na máquina com o braço já a girar, que é como é aconselhado fazer
Juntei o doce sem mimimis, não queria que se misturassem completamente
Levei ao congelador

A grande diferença entre as bases de que tenho vindo a falar neste post é que o 'fator ovo' engrossa a mistura. Ora, a base não os levando, já se sabe que fica uma coisa assim mais para o líquido. Quando misturei o doce na base de gelado e ambos enrijaram no congelador, devido à inevitável presença de água no doce, consegui um gelado muito duro, tipo bloco, e, querendo eu que o gelado ficasse cremoso, e queria, tive de o deixar uma boa meia-hora fora do congelador. Lá se comeu, estava bem bom.
Fiquei como que coisum com a base sem ovos, oh... afinal e tal e mais isto e mais aquilo. Recentemente fiz outra vez essa base e não lhe acrescentei nada de nada. Está (falo no presente porque ainda há um restinho no congelador) um gelado tão cremoso, tão gostoso, ah... E agora fico sem saber se a base que misturei com o doce estaria com a mesma consistência ou foi o doce que a 'estragou'.

Sem comentários:

Enviar um comentário