quarta-feira, 30 de junho de 2021

Melhores

Quais as tuas melhores refeições de sempre, perguntou a rica filha e, curiosamente, há algum tempo que queria construir um post revelando isso mesmo. É possível que ela tenha perguntado por uma única melhor refeição e é também possível que lhe tenha respondido o que vou agora registar: não sei escolher por entre duas refeições que foram do melhor que que aconteceu na minha vida comedora até hoje. Trata-se então de:
caldo verde
Estava grávida do rico filho e em visita à casa dos meus pais. Havia um panelão de caldo verde em cima do fogão. Não tenho presente se fizera parte da refeição, o que tenho presente é que ao abalar de casa dos meus pais levei uma caixa onde cabiam no mínimo duas doses e que chegada a casa emborquei todo o seu conteúdo. Sim, directamente da caixa. Sim, bebi a sopa. O prazer na degustação e a satisfação da saciedade foi do melhor que sentira até então. Diz o povo que as grávidas têm uma qualquer questão que as faz querer muito algo, uma coisa quase doentia, e que lhes acontecem emoções e sensações nunca aparecidas. É provável, não desminto, não. Notem que não estou a falar de desejos de grávida, mas também. Isto aconteceu há vinte e sete anos.
ameixas
Há dois anos aconteceu-me um longo período de enjoos, o que fez com que perdesse todo o apetite, quase nada do que ingeria me sabia bem e, ou, me reconfortava. Não vou esmiuçar a questão enjoos porque não lhe conheço o melhor ângulo, mas asseguro que nada de mal me estava a acontecer, antes pelo contrário. Talvez um dia consiga encontrar uma maneira de contar todas estas estranhezas que me aconteceram, mas por ora não dá, digamos que ainda não as banalizei. Ora bem, as ameixas. Então, um dia, ao jantar, havia ameixas cá em casa (quiçá oferecidas pelo rico filho) e achei que era o que me apetecia comer, aliás, senti-me impelida a comê-las. Cortei-as em pedaços, pus-lhes mel, limão e canela. Comi tudo desalmadamente, digamos que estava estarrecida com a iguaria, mas um estarrecimento em bom. E eis que vinte e cinco anos depois do caldo verde obtive mais uma refeição do melhor. E não, não consigo escolher por entre este! caldo verde e estas! ameixas. Pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário