quinta-feira, 10 de junho de 2021

A minha mãe

A minha mãe dava-me à boca bocadinhos de pão com toucinho à boa maneira alentejana.

A minha mãe atava o meu carapuço quando estava frio.

A minha mãe fazia-me roupas giras e modernas.

A minha mãe não deixava que predominasse o seu gosto pessoal nas minhas escolhas.

A minha mãe não dizia que vinha aí o homem do saco quando me portava mal.

A minha mãe ia ver as festas da minha Escola porque eu participava nelas.

A minha mãe seguiu à risca, quando o dinheiro não abundava, uma dieta especial que o médico prescreveu quando tive anemia.

A minha mãe fez a minha bata para eu usar na Escola.

A minha mãe ralhava comigo quando eu arrastava os pés no chão e fazia uma nuvem de pó.

A minha mãe comprou-me um guarda-chuva amarelo.

A minha mãe comprava morangos assim que eles apareciam só porque eu gostava muito.

A minha mãe fazia-me um penteado aos canudinhos.

A minha mãe levava-me a visitar a minha avó ainda que estivesse de relações cortadas com ela.

A minha mãe ralhava quando me empoleirava nos portões e nos muros.

A minha mãe não deixou de me levar à Escola enquanto não lhe pareceu que eu estava preparada para ir sozinha.

A minha mãe não me deixava brincar ao sol.

A minha mãe dava-me os restos dos tecidos para eu fazer roupinhas para as minhas bonecas.

Em Julho de 2007 escrevi o que está acima, hoje escrevo 'a minha mãe morreu'.

8 comentários:

  1. A tua mãe deve ter tido muitas alegrias dessa filha bonita que pôs no mundo, minha querida Gina.
    Lamento muito a tua perda.
    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como quando percebeu que eu já sabia ler. E eu que nos últimos anos não consigo concentração para ler, que ironia... Agora que penso nisso.
      Obrigada. Beijos e abraços. Aos bués.

      Eliminar
  2. Sinto muito Gina
    um abraço
    Gábi

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Muito obrigada, Pipoco. Apertado e sentido, o seu abraço.

      Eliminar
  4. Um abraço, Gina, daqueles mesmo sentidos.

    ResponderEliminar