domingo, 13 de junho de 2021

Vila Nicolau

A ti Leonarda foi morar para a casa onde vivi até aos seis anos. Não sei onde morava antes mas a casa que deixávamos deve ter-lhe calhado bem, afinal a Vila Nicolau era dela, assim ficava no que era seu. A minha vida tem dois marcos ocorridos pela mesma altura, a mudança de morada e a entrada na escola. Por coincidência, dez anos depois fui trabalhar numa pequena fábrica de costura que ficava num barracão junto às traseiras da Vila. O terreno onde estava o barracão era também pertença da ti Leonarda, que alugava o barracão à dona Ermelinda, a minha patroa. De vez em quando a ti Leonarda acedia ao barracão para cumprimentar a inquilina e as súbditas, às vezes até ficava a ajudar, cortando pontas ou cosendo botões. Perguntava sempre pelos meus pais e pelo meu irmão, não só por cordialidade mas porque gostava de nós. Lembro que se vestia sempre de preto porque entretanto enviuvara, tinha uma voz grave e uns lábios grossos. Usava lenço...? Vejo-a de lenço preto a cobrir a cabeça mas posso estar a confundir com as minhas avós, que essas sim, sempre as conheci enlutadas até mais não. Um dia adentrei a casa da ti Leonarda e estaquei, admirada com o tamanho da sala onde dei os primeiros passos. Mas que coisa mais minorca... Caraças. Nunca mais me esqueci disto. A ti Leonarda fez logo este mesmíssimo reparo, claro, mas eu, na altura tão jovem, nunca me havia passado pela cabeça que esta diferença fosse acontecer. Foi tal que nunca mais esqueci.

Sem comentários:

Enviar um comentário