sexta-feira, 5 de abril de 2019

Doces ou isso

Não estou certa de ter registado no blogue (nem vou pesquisar) que houve aí um dia em que ofereci uma tira de uma mistura de cereais e frutos secos (receita minha, é ver abaixo, querendo) a uma cliente que vinha alterada por circunstâncias da sua vida, acabando por descarregar em cima de mim. Contudo, como é uma pessoa conscienciosa, reflectiu, recompôs-se e desculpou-se, acrescentando que além das circunstâncias do seu momento, ainda não tinha almoçado e, também por isso, estava numa consumição e sem tempo para comer. Foi aí que decidi oferecer-lhe a barra. Dias mais tarde ela voltou e eu, que entretanto tinha imprimido a receita, já com o intuito de lha dar, dei-lha. Ficou agradada e disse que havia de fazer a minha receita, sim senhora. E fez. E mandou fotos através do WhatsApp. Há poucos dias, e tendo já passado meses por sobre o que descrevi acima, apareceu aqui com uma caixinha recheada de quadradinhos, cuja composição era a minha receita. Ela tinha experimentado fazê-la com arandos e nozes e olhem estava bem bom, bem bom mesmo, hei-de fazer assim.
Com este post não pretendo glorificar as minhas ações na vida e posturas ao balcão do meu estaminé, deixo a glória com as selfies que às vezes ponho aqui:





Gostei genuinamente de ser como fui e fazer como fiz e esta combinação fez-me feliz. Até ficámos quase amigas. Ou mesmo amigas, vá. Bem sei que não é preciso as pessoas serem constantes ao ponto de não se perderem de vista, eu é que me custa horrores encontrar amigos, mas às vezes lá calha. Para este post ficar completo já só falta a receita. É ver abaixo.


Lanchinhos energéticos

250 gramas de tâmaras / alperces secos / figos secos
150 gramas de frutos oleaginosos (qualquer um, pode até misturar várias qualidades)
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de cacau (no caso das tâmaras e dos figos)
1 colher de chá de canela (no caso das tâmaras e dos figos secos)
2 colheres de sopa de geleia de arroz (no caso dos alperces)(pode ser substituído por mel, mas convém reduzir a quantidade para metade)

Coloco tudo no processador, aciono o botão e deixo processar até formar uma bola, o que leva quatro ou cinco minutos. O formato bola alcança-se quando tudo está moído e unido. Retiro então a bola de dentro do copo e deito numa forma. Calco, tapo e ponho no frigorífico umas horas. Quando acho que está pronto a comer corto em barritas ou em porções do tamanho do apetite.

Ressalva 1: a forma pode ser uma qualquer, só não é boa ideia ser muito grande, quando não as barritas ficam demasiado finas – tenho usado uma caixinha de plástico com 15X20 cm, mais coisa menos coisa.
Ressalva 2: é boa ideia deixar umas horas no frigorífico, umas oito a dez, assim os sabores estarão libertos e mesclados au point.

Sem comentários:

Enviar um comentário