quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fui eu que inventei estas férias

Ver um programa de culinária onde se dizia que as batatas fritas foram inventadas em Antuérpia fez-me perceber que gostaria de lá ir e a ideia fixou-se-me, tanto que se decidiu e organizou a viagem. Entretanto esqueci o que havia despoletado a ideia. Mas é que completamente. Quando a viagem se deu, foi depois de de lá ter partido que lembrei:
Ah, as batatas fritas, pois, as que dizem serem as melhores do mundo, ah pois, pois.
Entretanto, à volta, apeei-me novamente em Antuérpia, que naquela área seria difícil voltar por outro caminho, só que não houve batatas fritas para ninguém, estávamos de pandulho cheio com crepes (outrossim maravilhosos) e já não apeteceu. Quer portanto isto dizer que aconteceu o mesmo que da vez da ida. Não obstante, à ida, acontecera o seguinte: abancáramos num restaurante de beira de estrada e pedíramos um pacote de batatas fritas, e isto sem que ainda me tivesse lembrado acerca do verdadeiro motivo que me havia incutido a vontade de fazer esta viagem maluca. Pronto, seja lá como for, sempre experimentei as batatas fritas, não de Antuérpia, ok e tudo bem, mas lá que foram comidas na Bélgica, foram. Deixo foto de folha que arranquei de um arbusto que alindava o parque desse restaurante. Deixo-a sem filtro porque me convém e deixo-a em triplicado porque tenho saudades de ver uma fileira de uma só foto.







Não sei se no mesmo programa, que já não recordo, o dito visionamento é coisa para ter ocorrido cerca de dezoito meses antes da viagem, vi referência com respectiva reportagem a uma padaria – Kleinblatt - e duas pastelarias – Philip's Biscuits e Desirée de Lille -, que visitámos. Como já acima referi, Antuérpia foi pouso em duas vezes e, na primeira, era domingo, de modo que a Kleinblatt estava encerrada e o mesmo aconteceu com a Philip's Biscuits. Fiquei lixada da vida. Sério. Caraças pá, então guardo eu um papelinho – sim, um dos meus, dos de rabiscar coisas e coisinhazinhas – durante mais de um ano, pesquiso moradas e o camandro e agora não me deleito com aquelas iguarias de que tão bem falaram no tal programa de culinária, não? Mas pronto, à vinda a coisa deu-se. A padaria está cheia de gente simpática e idem para as pastelarias. Os comes, e até os bebes, são maravilhosos... Desculpem, não há adjectivo que lhes faça jus. Não há, daí cinjo-me à maravilha e pronto. É de babar por mais, vá. E é vivaz que as recomendo, todas três.

Sem comentários:

Enviar um comentário