segunda-feira, 10 de junho de 2019

Outro rol de coisas

Vou escrever coisas, vou escrever coisas. E vou chamar-lhes 'Outro rol de coisas'.

Em cada vez que vejo uma série de árvores com as folhas bordeaux lembro-me das árvores do Jardim Fernando Pessa. Sim, em Lisboa. Foi lá que comecei por adorar e admirar o modo como em finais de Janeiro lhes aparece as florzinhas branquinhas e do desafogo visual que isso é, uma vez que o cenário é cinzento há muito tempo. O giro disto é que as florzinhas dão lugar às folhas bordeaux e, na minha cabeça, é um contraste do caraças, pelo inesperado, pelo despropósito. Com tudo e por tanto, é a natureza. E acabou a conversa.

Aqui há dias usei mais uma folhinha deste bloco de notas digital para apontar:
Puurse, tipo assim um local onde pousar.
Não usámos a ideia, ainda, que (ainda) vamos ter que regressar.

Pois que passámos então pela Antuérpia, o lugar onde nasceram as batatas fritas e onde, ao que parece, se encontra o melhor dessa especialidade. Realmente as ruas cheiram a fritos, mas nada de óleos velhos e mal cheirosos. Não. Só que ainda não provámos as ditas senão logo à entrada da Bélgica, numa altura em que ainda não tínhamos recordado essa questão de as batatas fritas terem nascido lá. Essas, as que provámos, eram boas, mesmo muito boas, e foram comidas num pequeno restaurante de beira de estrada. Mas lá está a tal história da ida, se passarmos pela Antuérpia, pois que. É que hoje, numa rua, sei lá qual, avistámos um restaurante com bom aspecto e lamentámos que já não houvesse estômago para batatas, o que estava cá dentro era um belo de um waffle com gelado e natas e um chocolate quente, não haveria espaço nem os sabores combinariam.

Então e daqui, de onde estou, que conto?
Conto que é muita giro, que há muita verde, que há muita bichinho, que há muita calma e muita silêncio. Há também urtigas, de folhas enormes. Passei o dedo numa dessas e achei que não tinha peso. Não sei explicar isto. Passei o dedo na folha e foi como se não tivesse passado, pronto. Foi estranho, pareceu uma coisa prazerosa e inexistente em simultâneo. Também vi um esquilo. E isso da calma e silêncio, há pouco fiquei com a sensação de ter feito muito barulho quando suspirei, como se um ligeiro suspiro perturbasse o mundo inteiro de tal maneira que levaria um ror de tempo a recompor-se. Enfim, coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário