domingo, 13 de fevereiro de 2022

Calendário

Venho fazer chegado uma vez mais o calendário que já no início do ano pus no blogue. Eu bem dizia que as luas são bonitas. Pelo menos acho que disse isso e, se não disse, paciência. Mas as luas. São a duas cores para se perceber as fases. A lua nova é cinzenta. Quando em quarto crescente é cinzenta pela esquerda e amarela pela direita. A lua cheia é amarela. Quando em quarto minguante é amarela pela esquerda e cinzenta pela direita. Acho as cores muito bonitas. Na verdade é tudo quanto retiro daqui, nunca fixei qual o quarto em que está, ou mesmo se, lá por estar uma noite luminosa, isso é por conta da lua nova ou da cheia. A mim qualquer uma me parece especial, não distingo. Já com os quartos, pois sei lá eu! Quando era miúda cheguei a fixar a questão, punha-me com Cês, um bem escrito – C- e o outro em espelho – um D sem a linha recta, vá - um crescente e o outro minguante, mas entretanto esqueci tudo. E agora esta linha rasgada do calendário vem para o blogue e assim já não esqueço. Mas só a parte dos minguantes, que acerca da nova e da cheia continuo sem ter fixado. Isso aí já é uma questão de medir com o olhar a intensidade da luz lunar e já confessei aí atrás que não sou capaz de as distinguir. E o Janeiro passou, né? Poi zé. Deixo registo de quando foi o quê nisto das luas:

a 2 Lua Nova; a 9 Quarto Crescente; a 17 Lua Cheia; a 25 Quarto Minguante

{sim, é colagem de Dezembro último do ano transacto [cenas... demoras, vá]}

Sem comentários:

Enviar um comentário