terça-feira, 27 de agosto de 2019

Diário de uma pesquisa

Loures, 1 de Julho de 2019
Andei a pesquisar acerca de medicina chinesa e venho para aqui deixar registo do que apurei. Somos regidos por cinco elementos: água, terra, metal fogo... e madeira. Um domina, ou tende a acabar, com o outro. O fogo acaba com a madeira, a água acaba com o fogo e não posso escrever mais.
(Estou no Banco, agora, Lisboa)
Não me lembro o que acaba com a água... é a terra, com a terra acaba o metal... Será? Não sei. Acho que é a água. Bom. Será que aprendi mesmo?
Lisboa, 2 de Julho de 2019
O princípio da coisa é o equilíbrio entre duas partes absurdamente opostas, uma não existe sem a outra, uma sucumbe à presença da outra, dão-se vazão e razão em simultâneo e, finalmente, explicam o inexplicável.
O valor supremo reside no que se não pode agarrar ou conter em si. Efémero, ainda assim, eu cá acho. No mais: tudo o mais é efémero.
Falar, expor. Estas questões é que são difíceis, parto sempre do princípio que ninguém as quer ouvir. Ainda assim, vejo-me expondo as minhas ideias, isto porque me consigo imaginar capaz disso.
Lisboa, 3 de Julho de 2019
Sobre aquilo dos cinco elementos, em termos de domínio, qual é que domina este ou aquele? Vou pela lógica:
a água domina o fogo
o fogo domina a madeira
a madeira domina a terra
a terra domina a água
a água domina o metal
Não sei se está certo, mas vá. É perguntar. Ou expor. Expondo e estando incorrecto, serei corrigida. Não, espera lá. Oh, já não me lembro.
Lisboa, 4 de Julho de 2019
Presumo que seja assim:
a água domina o fogo
o fogo domina a madeira
a madeira domina a terra
a terra domina a água
a água domina o metal
o metal domina o... a... quê?
Não descortinei nada, afinal. Presumo que estes domínios sejam tipo um fio condutor, todos os elementos atravessando-se ciclicamente e até ao infinito («e mais além», como diria o boneco do filme Toy Story).
Não tarda, em me faltando assunto, escrevo mas é das septuagenárias ou da árvore amarela.
Lisboa, 5 de Julho de 2019
'Não há desejo sem contenção', ouvi eu no filme 'O Tigre e o Dragão, que é um filme chinês. É uma frase que dá que pensar, né? Explica o inexplicável, lá está, não há dia sem noite, frio sem calor e tal e tal.
Tenho que pesquisar novamente aquilo dos cinco elementos para ter um registo capaz. Ontem disse ao senhor doutor o que tinha pesquisado mas não soube deslindar a roda por inteiro. Claro que ele me corrigiu, alterando até a expressão 'dominar' por 'segurar', usando um argumento que não retive, e acrescentando que essa roda se aplica aos órgãos do corpo, que era algo que também percebi em algum dos tantos vídeos que vi e de onde retirei todas estas ideias.
Loures, 20 de Julho de 2019
Ideias que retirei de um vídeo acerca de medicina chinesa:
O conhecimento das plantas foi gerado através da procura por alimentos.
Do fogo, que aqueceu as pedras, descobriu-se que aliviava dores.
Há um livro, o I Ching, ou o Livro das Mutações (3000 AC) que explica os fenómenos da Natureza com os conceitos do Yin e Yang, bem como a harmonia dos cinco elementos: Água, Fogo, Terra, Metal e Madeira.
Huangdi Neijing é a obra mais antiga sobre medicina chinesa. Ainda hoje, quase cinco mil anos depois, é usada para consulta e inspiração.
A medicina tradicional chinesa é a mais antiga das que se praticam até hoje. Fala do equilíbrio entre duas energias, o Yin e o Yang, que são opostos, o Yin é a escuridão, a noite, a água e o Yang é a luz, o sol, o fogo, o dia.
Há também a teoria dos cinco elementos, ou dos cinco movimentos, que representam cinco órgãos do corpo humano.
A doença não acontece de um momento para o outro, vai evoluindo, portanto: sem que se note o seu início.
1º tem uma evolução energética
2º evolui para um desequilíbrio funcional
3º dá-se o desequilíbrio orgânico
Esta última ocorre quando os exames dão positivo, mas antes chegam as outras duas, que a medicina ocidental não detecta, contudo, na medicina chinesa é possível diagnosticar doenças e tratá-las antes de evoluírem para o desequilíbrio orgânico.
Há cinco pilares de tratamento na medicina chinesa, por ordem de importância:
fitoterapia chinesa
acupuntura
dietoterapia
actividade física
meditação
Deficiência de sangue, na medicina chinesa, não é hemograma (análises) alterado, mas sinais que a medicina chinesa visualiza:
unhas fracas
pele seca
cabelo fraco
O que depois traz:
cansaço
fraqueza
alterações menstruais
alterações de fertilidade
Representações dos elementos para os órgãos:
Madeira – Fígado
Fogo – Coração
Terra – Baço-pâncreas
Metal – Pulmão
Água – Rim
A medicina tradicional chinesa trata, sobretudo, a causa da doença.

Nota: os apontamentos deste dia foram retirados de um vídeo do canal do Youtube Segredos dos Mestres, O Começo de Tudo, Ep. 1

Sem comentários:

Enviar um comentário