sábado, 18 de dezembro de 2021

Doçuras. Mas, antes, securas.

Eu e o meu (ainda novo, porque não, ora essa) fogão ainda não nos juntámos no sentido de conseguir uma pavlova. Acontecerá um dia desses, lá mais para Maio, quando a atmosfera secar, que a pavlova só se dá bem com atmosferas secas. Dá-lhe as securas e fica bem, pronto, é rapariga para ser diferente. Tenho então que me certificar se o meu forno tem temperaturas baixíssimas, lembro agora. Está a dar-me vontade de arranjar três claras à bruta e experimentar as securas do meu forno. Digo à bruta porque agora não as há de sobra, as últimas foram gastas no bolo do passado sábado. Fiz até post com balanço nas vontades – bolo de claras ou pêras com caramelo – e escolhi fazer o bolo e deixar as pêras para logo mais, quiçá para o ano. Nã nã ni nã não, tratei hoje dessa iguaria. Longe de ter seguido a receita, que aquilo era para ser em doses individuais, o leite condensado cozido por cima da massa já cozida (e fria) e as pêras fritas em manteiga e dispostas por cima e, por cima, frutos secos caramelizados. Só que eu, pois que não.
Assei a massa numa grande forma de tarte, pus por cima o papel vegetal e os feijões a fazer peso para não empolar (aqui a única diferença é o tamanho do recipiente, a receita designava tarteletes, que são as filhas das formas de tarte). Cozi as pêras em água com açúcar amarelo, canela em pó e uma casca de limão, contudo, a receita pedia que as fritasse em manteiga. Quando as pêras arrefeceram um bocado esmaguei-as e juntei-lhes o leite condensado cozido (é a este ingrediente que a receita chama caramelo... não deixa de ser, vá), e vai que a receita pedia que se espalhasse uma porção de caramelo (o leite condensado cozido, pois já se sabe) e por cima então as pêras fritas. Voltando à mistura que decidi fazer, como estava um bocado líquida optei por usar três folhas de gelatina. Despejei esta parte na tarte que já esfriara e enfiei este resultado no frigorífico. Ainda não provei mas presumo que umas amêndoas tostadas lhe encherão as medidas. Este presumir veio de ter rapado a taça, de opnde opino que leite condensado cozido e pêras cozidas é muito bom e pede amêndoas tostadas, ai pede.

Sem comentários:

Enviar um comentário