sexta-feira, 3 de junho de 2016

Planos doces para o fim-de-semana

No congelador tenho:
1 quilo de massa para bolachas de avelã
6 claras
200 gramas de framboesas
100 gramas de mirtilos
Faço o quê, oh céus, faço o quê? Lanço-me às bolachas e vai disto? Aproveito para fazer um molotof, que é coisa para não fazer há anos? Dedico-me afincadamente à tarte de amêndoa e framboesas que fiquei de experimentar? Acabo com a raça dos mirtilos com um bolo de maçã?
Faço o quê, oh céus, faço o quê? Um gelado com as claras? Uma tarte com a massa de bolachas, cujo recheio seria então um creme de pasteleiro e framboesas e mirtilos? Um doce de amora assim muito fluído, sem graínhas, para regar o gelado? (É que também tenho amoras no congelador, lembrei-me agora.) E petit-fours de amêndoa, que tal?

Post alterado a posteriori daqui para baixo
Vou fazer uma tarte tatin, aquela que é caracterizada por ser tapada por massa. Quando estava na frutaria do nepalês olhei para as maçãs e pumba e coiso, comprei três daquelas verdes, granny smith ou lá que é. Estas maçãs têm a acidez no ponto e não se desfazem com a cozedura devido a uma qualquer substância de que não lembro o nome. Às maçãs junto os mirtilos e pronto.
Já agora aproveito ainda este post para registar que no fim-de-semana passado experimentei uma receita do Rudolph (programa 'As Doces Iguarias de Rudolph, passa no canal 24 Kitchen) que leva chocolate. É bom para se comer um quadradinho, é tipo assim um rebuçado, ou uma goluseima, vá. No programa o Rudolph chamou-lhe lollipops por ser servido espetado em palitos. No fundo, esta receita é uma espécie de brigadeiros. Fiz assim:

Levei ao lume 1 lata de leite condensado, 100 gramas de manteiga, 200 gramas de chocolate culinário.
Deixei levantar fervura e derreter o chocolate sem nunca parar de mexer.
Ali mais ou menos a meio introduzi 4 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 100 gramas de bananas desidratadas e 100 gramas de amêndoas laminadas a que dei previamente um calorzinho numa frigideira para soltar o sabor. Sério, não saltem este passo, faz diferença no resultado final, ademais uma frigideira onde se tostem frutos secos dispensa lavagem.
Quando a mistura despegou do fundo do tacho era hora de desligar o fogão e verter o doce numa taça untada de manteiga e forrada com papel vegetal, que também untei.
Deixei arrefecer um bom bocado e coloquei no frigorífico para enrijar.
Depois foi só cortar em quadradinhos, lambuzar os beiços e lamber os dedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário