quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Farinhas Tê isto; Tê aquilo

Tenho andado enganada com as moagens das farinhas.
Note bem: a farinha para pão é a T65 e a farinha para bolos é a T55.
Dei por mim a pensar que os números das moagens se mediam como as linhas de croché ou as lixas, quanto mais alto o número, mais finas são. Mas não. Para já, esclareço que ainda que tenha trocado as farinhas um dia ou outro, intencionalmente
(sim, intencionalmente, ah!, quantas vezes fiz pão com a farinha dos bolos! isso de eu – tentar - fazer o pão e os bolos com as farinhas devidas tem poucos meses)
, nunca notei que os bolos ficassem duros e o pão fofo, que é lá isso, daí a minha leviandade: oh quero lá saber!
Até um dia.
Eu inteirar-me dos Tês da farinha, inteirei-me, mas não os fixei, como se pode deduzir lendo este texto fantástico que estou a pôr de pé, não é?, vai daí realizei para comigo aquilo das linhas e lixas e por aí fiquei e por aí fui fazendo pão e bolos levianamente.
Entretanto, ó pá, pesquisei uma vez mais, foi cá por coisas, um dia senti uma campainha na cabeça, cujo toque gritava: Gina, vai ver os Tês das farinhas, mulher! Olha que andas enganada, ó mulher!
Fui.
E andava.
Tau!, misseteique. Oh.
De maneiras que, pois é, as farinhas, ah..., são tão mais finas quanto menor o número indicado na embalagem.

2 comentários:

  1. As agulhas de tricot são muito grossas as 7 e muito fininhas as 3,5 (nunca fiz nada com estas).
    E com a classificação de postas de pescada congelada é a mesma coisa, quanto maior o número, maior a posta. Ou seja, a farinha não está sozinha.:-)

    ResponderEliminar
  2. Olha, dessas não sabia eu. ;)

    ResponderEliminar