terça-feira, 6 de agosto de 2019

Comprinhas

É muito boa a ideia de colocarem a secção masculina no entremeio das secções femininas, a juvenil e a outra, é que assim sempre tem mais visibilidade.
Os espelhos de trezentos e sessenta graus continuam a ser uma revelação de onde não extraio vaidade. Não sei se é porque pela frente já eu estou habituada a ver-me - e a habituação, seja àquilo que for, é do caraças para esbater a realidade, quando agreste - ou será porque, para mim, as minhas laterais nada têm de Gina. Não sei. Abaixo os espelhos de trezentos e sessenta graus, oh porra, abaixo. Mas tirei fotos e escolhi uma para hoje. Que esbati. Pois.







Vinda de lá resolvi subir a Almirante Reis by foot, que na ida usei o Metro e cuidei de amalucar, tal o desgoverno desta mente que vos escreve. Ali à Palma ainda perdi o vigor, começou a dar-me a fome, a sede, o calor e, pensando bem, o sono. Mas, por conta da mesmíssima mente desgovernada, revigorei. Tomei a António Pedro porque tinha duas - ou três, não sei bem - pedrinhas no pé esquerdo e sei que por ali há uns banquinhos montes de confortáveis para proceder à remoção das ditas. Notei, outra vez, os escritos 'desculpa' e 'a menina vem-se tarde?' que ali moram há anos. Ainda estive para fotografar, mas não. Entretanto, antes, na Figueira, passei ao lado de uma visita guiada, a guia hablava castellano, expondo particularidades e circunstâncias da estátua que lá está. Notei que os espanhóis estavam a aprender coisas que eu, uma quase lisboeta, ainda desconheço. A António Pedro é uma rua um tanto ou quanto despovoada, e é-o mais no último quarteirão. Talvez por um bom pedaço de terreno estar em obras, e as pessoas tendem a fugir desses lugares – barulho, confusão, medo, máquinas com grandes rodas. Está em obras mas umas obras paraduxas, que não se vê lá ninguém a bulir, tampouco reboliço, está até num posto de vigia, ou uma espécie disso, um grande peluche em forma de leão. Devia ter-lhe tirado uma foto mas nem sempre sou assim tão afoita. Antes, o elevador Santa Justa defronte, tinha considerado a possibilidade de me misturar com a multidão que empunhava telemóveis e máquinas fotográficas e clicava um sem-fim de vezes. Misturar-me e consequentemente desaparecer, pois quando as pessoas se imitam os gestos em simultâneo, tendem a que nada lhes seja notório, é tudo igual, não há traço peculiar e distintivo.

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