domingo, 15 de setembro de 2019

Domingo

Já fui aos figos. Trouxe dois sacos, um com uns sete ou oito, da árvore à beira da estrada, outro cheio, da árvore escondida. Esta rendeu mais precisamente por estar escondida, poucos darão por ela, se ademais há declive até lhe chegar.
Já me lembrei qual o creme que também terminei nas férias, foi o óleo, portanto não foi um creme. Havia-mo dado a rica filha, numa de não sei quê, já foi há que tempos. Sei lá, às tantas não o curtia ou coisa assim. Ou então deu-mo porque é uma fofa, que bem me lembro de ela dizer que era mesmo bom para levar para o Ginásio, que era de spray e tanto dava para corpo como para cabelo. E até era, mas o dedo escorregava-se-me na pipeta, portanto era também aborrecido. Tanto que os últimos mililitros não foram sprayados, foram despejados. Desenrosquei a pipeta e toca de despejar.
Fiz pizza, de almoço. Bem disse eu ontem que usava o resto da salada para cobrir a massa, acrescentava tomatinhos cherry e ainda lhe punha queijo ralado e presunto. Sei lá se disse isto tudo ontem, mas da salada de véspera, disse.
Já tratei de muita louça e roupa suja, isto no sentido de a dispor nas máquinas e mais tudo o resto que convém fazer, se quero as coisa lavadas e arrumadas. Já lavei a merda das casas-de-banho. Já lavei a varanda. Não lavei nada.
Já lavei a varanda. A cozinha.
Editei dois vídeos. O primeiro é do dia 5 de Junho último, um dos primeiros dias do primeiro grupo de férias. Estou atrasada aos bués. Ando a intervalar com outros géneros de vídeos, de filtróides, de impressões das férias ao depois de já decorridas, compras, ideias, prespectivas, alojamentos. Tudo. Depois acontecem imprevistos, como por exemplo o telefone perguntar se eu quero arranjar espaço, eu dizer quero pois e os vídeos, ainda não editados, irem parar a outro local e porem-se lá tão longe que não se deixam descarregar. Só que malembrei de uma trapaça montes de espectacular para contornar esse obstáculo, carrego cada um no Youtube, deixo privado, chamo-lhe um nome que rapidamente identifique e toca de o deixar ali, esperando, até um dia.
Fiz bolo de figos. Fiz sopa com legumes. Algo com que sempre antipatizei é ouvir dizer que a sopa é de legumes. Ok, legumes, mas porra, então há-de ser de quê, né? Ok, é legumes a lembrar a horta, couves. Couves tipo lombarda ou portuguesa ou coração ou sei lá. Mas vai-se a ver e a sopa é sempre de legumes. Mas uma beterraba não é um legume?! Às tantas não, é raiz. tudo o que seja raiz não é legume, batatas, aipo, cenouras, as tais beterrabas, nabos, rábanos, rabanetes, cebolas, alhos. Sei lá.
O dia está no fim. Até o ano está no fim, quanto mais, que nos está mais de três quartos, com os dias agora a serem de noite às oito. Da noite. Ah ah. Por falar em noite e escuridão, há fotos das férias que me lembrei de escurecer. Gosto do filtro Impacto, refere o branco e o preto com muita intensidade. Já se sabe que o impactante é intenso. Impactância - faz de conta que a palavra existe, vá - e intensidade, que são coisas de corpo. Numa dessas fotos que transformei, e na altura do clique, notei as cordas em volta da boia, ao fundo os cabos dos enormes chapéus-de-sol e também o topo, tudo branquinho, e, entre todos, o chão alvíssimo. Tudo isto sobressaía e não era pouco e, quando pus o filtro, o branco não esmoreceu, embora note que o facto de o preto escurecer fortemente dá a ilusão de que o branco se expande tanto que brilha.
Gosto de empilhar forminhas de queques. Foi o que fiz às que lavei há bocado. Primeiro quatro emborcadas, depois três nos meios de uma e outra, depois duas igualmente, e uma a encimar. Gosto muito da palavra encimar. Uma vez, e isto não tem nada a ver, li algures um conselho a quem queria escrever um romance ou quisesse vir a escrever bem - ai pá, esta expressão dá-me arrepios!... escrever bem…? hum, é que escrever bem, quanto a mim, é sobretudo não errar ortograficamente - mas vá, se alguém quisesse, ou queira, escrever bem - ai que arrepio - é barrar as palavras muito e bastante. Não usar. Nicles. Sai daqui muito. Sai daqui bastante. Ah, e também coisa. Isso, coisa. É não usar. Olá, muitas coisas! Há bastante tempo que não vos via.

Sem comentários:

Enviar um comentário