sábado, 16 de outubro de 2021

Revelações absurdas

O meu fogão novo já cozeu bolos. Para primeira vez, em vez da tradicional forma de bolo redonda com buraco, resolvi antes encher formas de queque. Nem parece meu, sempre tão insegura com tudo, querer inaugurar um forno que (obviamente) desconheço completamente usando um método não muito habitual. Já aqui tenho dito e sinto como verdade: de bolos, eu tenho a mania que sei. Devia portanto ser pasteleira de profissão, assim brilharia. Mas os queques. Os queques calharam bem. E se não calhassem? Marchavam na mesma, com igual prazer. Isto é que é autoestima, né? Poi zé. O segundo bolo não foi bolo, foi uma tarte de maçã encimada de crumble. Estava um deslumbre, que a gente pode deslumbrar-se com o paladar. Qualquer um dos sentidos, aliás, serve para isso também.

O meu fogão novo já assou pizza. Nunca soube por que raio se cozem bolos e se assam todas as outras coisas, quando o instrumento para tal é precisamente o mesmo. Enfim. Estivesse eu presente aquando daquilo da Torre de Babel e fazia diferente, lá isso.

Acerca do fogão propriamente dito, posso adiantar que o relógio digital ilumina a cozinha de tal forma que, querendo eu aceder à varanda quando é noite, dispenso acender a luz porque vejo bem o caminho. Junto também que os bicos fazem um chinfrim do caraças. Sim, 'junto também' é redundância mas achei o junto sozinho e o sozinho não se quer sozinho, né? Poi zé. Mas o chinfrim. Pá, aquilo há-de ser, alvitro, para dar nas vistas ao nível do ouvido, ouve-se os bicos acesos a metros e noutra divisão. No mais, deixo ainda que o acabamento que escolhi não é o melhor para limpar. É de um metalizado lindo, mas mancha facilmente quando seca. Já descobri que evito as manchas se logo após a limpeza usar um pano para secar, ao invés de o deixar secar por mor do ar. É fazê-lo, então.

Por último deixo foto dos tais queques, acerca dos quais ainda não disse que foram feitos com a tradicional receita de bolo de iogurte, aí já não fui tão afoita quanto isso, cingi-me à simplicidade e à segurança de uma receita que dificilmente correrá mal. Juntei-lhe, que bem me lembro, pepitas de chocolate negro e pêra aos pedacinhos. Um dos queques derramou sobre outro, sei lá eu por mor de quê. Calhou. O centro da foto está sem filtro, quis que se visse os queques no mais natural de si, mas senti vergonha das migalhas na toalha, por isso preenchi com filtro toda a foto e depois risquei-o para revelar os queques.

Sem comentários:

Enviar um comentário