No dia vinte e nove de janeiro de dois mil e seis, há portanto exatamente dez anos, nevou em Lisboa e não só, o que é invulgar, tanto que não nevava em Lisboa desde mil novecentos e carqueja. Era domingo e eu tinha ido ao Alentejo buscar a máquina de lavar louça da minha mãe, que até aí tinha lavado a louça, tanto da minha mãe como do meu pai, por conta de a minha se me ter avariado havia mais dum mês e a minha mãe já não sentir necessidade de possuir uma. E nevou no Alentejo. Andaram na comunicação social a avisar a população que tal iria ocorrer, que as condições atmosféricas se conjugavam no sentido de durante esse dia vir a nevar em pontos do paí onde raramente se viu tal coisa. E eu no Alentejo. Ah ah. E nevou. Sério, nevou pra caraças, no Sul, 'migos, no Sul do país, neve, ah a neve, flocos de neve, um frio glaciar, é certo, mas neve, e eu assisti, foi como assistir a um espectáculo. Infelizmente não tenho fotos, na altura foram parar ao lixo inadvertidamente, de maneiras que, olha, pumba e coiso.
Nota: este post é resultado da minha própria memória, não me apoiei em sites com efemérides, nada disso.
Gina (vou tentar não te encher isto de comentários, prometo), eu atesto que foi nesse domingo dia vinte e nove de janeiro desse ano, que nevou em Lisboa (também). Eu estava a ajudar uma amiga a mudar de casa e devido a não ser a super mulher precisei de dar descanso aos braços no transporte do frigorífico, sendo que o pousei no meio da estrada e aí começou a nevar. Em cima de mim e do frigorífico. Eu adorei, claro. E acho que ele também (o frigorífico).
ResponderEliminarE sei - porque li numa revista LER - que o António Mega Ferreira começou nesse dia a ler o Guerra e Paz e demorou 3 semanas a acabar o livro. Todo. É mesmo de quem não tem que passar a ferro e coisas assim.
Podes comentar, Susana, então que é lá isso. :) Acredita que me é muito especial perceber que alguém se dá ao trabalho de ler todo o blogue. Vê bem, já estás em janeiro.
ResponderEliminarIsso de nevar em cima dum frigorífico não é pra todos. ;) São muito bonitas, as tuas memórias desse dia.