quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pontuação

Podia ser para falar exclusivamente de vírgulas, este post, mas não é, é da pontuação. Diz que a pontuação faz muito por um texto, consequentemente faz montes de coisas boas por quem gosta de ser entendido quando escreve, gosto que, creio, a todos acontece. Não vou vir para aqui dizer que não sei pontuar e mais não sei o quê. Não. Sei lá se sei pontuar! Olha, tu que lês, eu sei pontuar? Vou vir para aqui dizer, isso sim, que tenho um especial prazer em não usar vírgulas e pontos de interrogação, bem como um prazer descomunal em usar o ponto de exclamação. Pronto! As vírgulas, uso-as pouco porque transmito, quiçá, gaguez e fraqueza, os pontos de interrogação, quase aboli-los do meu escrever é porque esperar respostas é doloroso. Os pontos de exclamação, usá-los, ainda que comedidamente, deve-se à rebeldia, que eu cá também tenho uma beca disso.

4 comentários:

  1. Lady Kina19 maio, 2016

    Gosto de roupa de côr preta e parágrafos longos. Gosto de alface e de vírgulas, vinho tinto e travessões.
    Com o tempo (e circunstâncias outras) adquiri gosto por cozinhar e perdi aquele outro por escrever. E agora, não obstante a aparente imodéstia*, digo-te que sinto exactamente o mesmo hoje quando me gabam os cozinhados do que sentia quando em outras épocas alguém me gabava a escrita. Inclui até, apercebo-me agora, uma ponta de desprezo, e por dois motivos: primeiro, nunca quis ser escritora nem cozinheira, nem coisa alguma que me transformasse o prazer em profissão; segundo, ousar comparar o que escrevia ou aquilo que cozinho às obras de um escritor ou às de um chef é menorizar estas e não compreender aquelas.

    *na verdade trata-se de vergonha


    (pronto, já caguei a minha sentença! :-))))

    Bom dia!)

    ResponderEliminar
  2. Lady Kina19 maio, 2016

    Já agora, deixa-me só esclarecer que aquilo que me aborrece não são os elogios, antes comentários do tipo "ah, e já pensaste em escrever um livro?", ou "podias era abrir um restaurante!" ...

    não.

    ResponderEliminar
  3. Estava eu muito bem a responder ao teu primeiro comentário quando o pc resolveu por si só atualizar o sistema. Então dizia eu mais ou menos isto:
    Se levar em conta o teu último parêntesis fica no mínimo esquisito dizer que gostei, mas gosto da tua presença. ;)
    Acerca do segundo comentário, digo que o escrever me mostrou que afinal de contas sou uma pessoa como as outras, vaidosa, porque me sinto envaidecer quando sou elogiada, sendo que na escrita os elogios são raros parque é raro mostrar o que escrevo, portanto nunca me disseram abertamente que devia escrever um livro, já nas comidas, ui, as vezes que em incentivaram a abrir um restaurante...

    ResponderEliminar
  4. Ah, nas comidas o mérito não é só meu, é também do Luís, ele é que trata da feijoada e do frango com amendoim e o caneco, eu é mais açúcares e farinhas.

    ResponderEliminar