quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Cruzes

Cruzei-me com Marió na avenida, o que me relembrou que há meses atrás ela foi ao estaminé comprar uma grelha de assar. Não cheguei a fazer o registo deste evento por me parecer oco, na altura não consegui inventar nenhuma ligação por entre a compra de uma grelha e a nossa vida no consultório de psicologia. Nesse dia, assim que a vi, foi de rajada que exclamei: 'ah, eu sabia que um dia vinha aqui!' Sorriu abertamente e perguntou-me: 'como está?' e eu considerei que queria mesmo saber. Ela mora para estes lados, sei-o quase desde o início das consultas. Em psicologia explora-se todos os cantinhos da vida do paciente, daí ela ter vindo a saber a morada do estaminé e o facto de me ter revelado que não mora longe foi uma achega à possibilidade de nos cruzarmos. Nesse dia alertou-me para não estranhar que não me cumprimentasse se acaso algum dia nos cruzássemos, que isso acontecendo o cumprimento teria que partir de mim. Espantei-me. Perguntou-me se sabia porquê. Pensei, pensei e não me surgiu nada dentro do razoável. 'Para que não pense que ando atrás de si. Para que seja livre de escolher se quer falar comigo.' Ah... Então era isso. Que complexa é a vida, oh porra! Mas ficou-me esta memória e presumo que foi por isso que quando naquele dia nos cruzámos na avenida não me meti com ela. Isto mesmo que entretanto já a tivesse revisto e falado com ela extra consultório e tudo e tudo. Nesse dia, o do balcão – a notar, e bem: neste post apresento duas datas com anos de intervalo, uma em que estou numa das primeiras consultas, no consultório, outra fora da frequência das consultas, no estaminé – dizia eu que no dia do episódio ao balcão, como não adiantei grande coisa quando me perguntou como estou, Marió encorajou-me a escrever-lhe, que tem pacientes que o fazem há anos, que gosta muito de ler, de saber deles. É bem, escrever é coisa que gosto para lá de gostar, nem sei explicar porque gosto tanto (ainda bem que não é preciso), seria libertador, poderia contar-lhe as vitórias e as angústias, fá-lo-ia escrevendo, que é coisa que, pronto, já disse que gosto pra caraças, mas não consigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário