segunda-feira, 18 de abril de 2016

O bolo do fim-de-semana

Aqui há uns tempos - oh se passaram já tempos depois disso! - referi no blogue um episódio em que tinha surripiado uma receita dum livro lá no lugar da musa, tirando uma foto e mais não sei o quê, mas que por lapso não tinha registado o nome do livro e da autora e que um dia faria o bolo e isso assim. E hoje há novidades nesta temática! Entretanto descobri o nome do livro e da autora: 'Bolos Mágicos, Christelle Huet-Gomez, bem como imprimi a foto que tirara e dobrei a folha quatro vezes – o que dá dezasseis partes, fui contá-las, ah ah, tenho também uma fixação muito saudável com números -, pondo-a a descansar na minha carteira durante todo este tempo, esperando oportunidade de experimentar uma receita invulgar. E é invulgar porquê, não é. É. É invulgar porque com aquelas quantidades e aqueles ingredientes, bem como aquele modo de fazer, especificamente, sem grandes desvios, note-se que inclusive o diâmetro da forma é deveras importante para fazer magia, portanto vai que o melhor é a malta não se desviar destes caminhos para conseguir um bolo que se dividirá em três consistências com a cozedura: em baixo uma crosta macia, no meio um creme, no cimo uma massa fofa. Não sei se consegui a magia toda ou só um pouquinho, às tantas o cimo tem – tinha! - pouco a ver com massa de bolo, mas pronto, lá que estava bom, estava. Estava tão bom que me ia esquecendo de tirar a foto... Receita abaixo da mesma, a qual registo com uns pequeníssimos ajustes que fiz.


Bolo Mágico de Baunilha 

Ingredientes:
500 mililitros de leite
1 vagem de baunilha
4 ovos
150 gramas de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
125 gramas de manteiga
110 gramas de farinha
1 pitada de sal
Preparação:
Abra a vagem de baunilha e raspe as semantes com uma faca. Aqueça o leite com as sementes e a vagem aberta. Retire do lume e deixe em infusão durante pelo menos uma hora. Quanto mais tempo deixar, mais intenso será o sabor.
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com os açúcares até obter uma mistura esbranquiçada.
Derreta a manteiga e incorpore-a no preparado.
Junte a farinha e o sal e bata durante mais alguns minutos.
Retire do leite a vagem de baunilha e deite-o gradualmente na massa mexendo sempre.
Bata as claras em castelo e, com uma vara de arames, incorpore-as delicadamente no preparado. Deite a massa numa forma redonda com 24 centímetros, que se untou e enfarinhou, e leve ao forno a 150º, durante 50 minutos.
Ao sair do forno o bolo estará pouco firme. Antes de o desenformar leve ao frigorífico durante pelo menos duas horas, para solidificar.
Sirva fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário