sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Tâmaras

«Porque também leva mel e eu, sei lá, gosto.» Anotei eu no lbogue... ai perdão, blogue aos 4 fevereiro de 2020. Tenho, pelo menos desde então, uma receita para experimentar, de cujos ingredientes consta tâmaras. E mel, pois claro. Tenho, não, tinha. Este bolo é tão bom que vai ter a dita de constar no meu dossiê especial. Estou contente, sempre quis ter uma receita de bolo que levasse tâmaras (muito embora no registo linkado acima a elas tampouco tenha feito referência, mas), e já experimentei uma ou duas mas, como não me dei bem, fui esperando que um dia me chegasse às mãos a receita salvadora deste tão incomum desejo.
Ai pá qui zagero!
Pois é.
A massa do bolo sabe a café, peculiaridade que me intrigou tanto quanto me maravilhou. Depois, o bolo já cozido, arrefecendo na rede, era hora de tratar da cobertura que, oh vejam lá, leva café! Ainda ponderei saltar esse passo mas fiz-me que 'não!', teimando em seguir a receita na totalidade - o molho eleva o bolo de bom a extraordinário – portanto: ainda bem que teimei. A receita que deixo abaixo tem umas variantes, nomeadamente tâmaras da gama económica, farinha sem fermento, à qual, obviamente, acrescentei o dito, e também um poucochinho de canela em pó e um tiquinho de nada de noz-moscada. As tâmaras, pronto, pá, aquando das férias de Verão tinha visto no supermercado onde nos abastecemos que havia embalagens de tâmaras não propriamente bonitas mas deveras baratas. Comprei. Não são as melhores tâmaras do mundo, pois claro que não, decerto as Medjool (indicadas na receita original) farão um bolo ainda mais que mais (pronto, já sabem que adoro redundâncias e, ou, paneleirices despropositadas), quiçá mais húmido, quiçá lhe aprofunde o sabor, mas olhem, lá que as tâmaras baratinhas, com ar de terem atravessado o deserto de Marrocos e aportado ali assim em Algeciras resolveram, resolveram. Ah, registo ainda que encontrei este estonteante e diferenciador bolo na revista Continente Magazine.

Bolo de Tâmaras e Nozes

ingredientes para o bolo:
200 gramas de tâmaras
100 gramas de manteiga amolecida
150 gramas de açúcar moreno
3 ovos
200 gramas de farinha
100 gramas de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
ingredientes para o molho:
½ cup de açúcar mascavado
¼ cup de água
½ cup de leite
½ café expresso
100 gramas de nozes pecãs

Cubra as tâmaras com água fervida e deixe repousar por 30 minutos.
Escorra-as, coloque no processador e pique-as até obter um puré.
Junte a manteiga e o açúcar e bata.
Adicione os ovos, um a um, até todos estarem incorporados.
Passe a mistura para uma taça e deite a farinha, o mel e a baunilha e misture tudo muito bem.
Verta a massa para uma forma (usei uma com 22 centímetros de diâmetro) untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Prepare o caramelo levando o açúcar e a água ao lume. Deixe que o açúcar derreta e cozinhe até adquirir uma cor âmbar.
Retire do lume, junte o leite e o café e mexa bem, até formar um caramelo suave e castanho claro.
Volte a levar ao lume para misturar um pouco mais e e retire sem deixar queimar.
Regue o bolo ainda quente com esta calda e decore com nozes-pecãs.


não, não tenho fotografia, mas asseguro que ficou bonito, e, de saboroso, já disse o que disse aí acima

Sem comentários:

Enviar um comentário