quarta-feira, 29 de abril de 2020

Gina, numa relação com o supermercado.

Pus-me a caminho do supermercado. Apeada. Hum-hum, isso. Serviria para mexer o corpinho todo e, ademais, o que queria comprar eram coisas de não muito peso.

No cimo das escadinhas, depois do percurso para lá e depois das compras, tinha 4478 passos dados e 47 minutos gastos. Não vou saber quantos passos dei no supermercado nem quanto tempo gastei lá dentro porque me esqueci de ver a contagem nesse entremeio, mas vou saber quantos passos dei e quanto tempo gastei de lá até casa. Não seria nunca igual, porque para lá não se pára de subir, portanto, se para cá é a descer, é possível que faça o percurso em menos tempo. De passos, se a menos ou a mais ou outra porra qualquer, não encontro probabilidades, quanto mais certezas.

Do lado de lá da estrada vinha um grupo de quatro pessoas, claramente a fazer o mesmo que eu: andar um bocado. A indumentária, a minha, não revelaria que foi esse o impulso que me levou para ali, a deles sim: bonés, camisola à cintura e garrafa de água na mão. Do lado de cá vinha um senhor também em demanda igual à gente todos (digo: os que já aparecemos neste post). Era jovem, muito mais jovem do que eu. Sorriu-me (retribuí). Que engraçado. Às vezes noto sorrisos amistosos nas pessoas com quem me cruzo e desconfio que nascem da diferença de idades, que neste caso é grande. É uma certa condescendência, vá, usada pelos novos. Não. Não é nada disso. É uma cortesia livre de precedentes e, ou, procedentes. É uma situação virgem. É, por isso, mais fácil as pessoas sorrirem-me com gosto e isso é muito agradável.

No caminho, agora descendo-o, observo toda a cidade. É linda. Não linda de urbe ou de flora, é linda de imensa que é a paisagem à vista. Vê-se tudo. Tudo. É como um miradouro, só que livre de precipícios e cercas protectoras. É um monte alto que facilmente se pode transpor. Do lugar que dali vejo como o mais baixo da cidade, não fora a lonjura e poderíeis ver-me.

Chegada a casa fiz as contas. Do cimo das escadinhas até casa dei 2143 passos e gastei 19 minutos. Isto significa que no supermercado dei 2335 passos, já os minutos é que não dá para contar porque me falta uma parcela e não sei como achá-la. Ora isto fez-me concluir que, mesmo eu indo fazer umas compras de pouca monta, dei mais ou menos os mesmos passos dentro do supermercado do que no caminho, tanto para lá como para cá. Pá, isto é giro.

Sem comentários:

Enviar um comentário