segunda-feira, 16 de março de 2020

Diário das expressões

Loures, 4 de fevereiro de 2020
No primeiro post onde refiro a árvore amarela como sendo a árvore amarela – digo isto porque há um outro post em que a refiro mas sem a ter ainda cognominado – conto que a conheço há anos mas na verdade tinha passado somente um ano. A primeiríssima vez em que a registei no blogue fi-lo aos 13 de outubro de 2010, mas sem o tal cognome, o de 'árvore amarela'.
Bom.
Então.
E por que é que a árvore amarela é a árvore amarela? Porque nessa data (13/10/2010) se apresentava amarela, mas de um amarelo intenso. Sério. Estava linda. Linda! Ó:





Apaixonei-me pela visão e, em anos seguintes, pus-me à coca, a ver se se desenvolvia em cor como nesse Outono. Só que não. Mas é que nunca mais. Contudo, não esmoreceu o meu interesse, que é lá isso.
Lisboa, 16 de março de 2020
Há tanto tempo que não venho estender este assunto, oh quanta vergonha sinto. Mais ou menos, quero eu dizer, a vergonha que sinto é para comigo, afinal propus-me desenvolver estas questões e tenho falhado, mas é para comigo.
Bom.
Então.
Pois não, não esmoreceu, o meu interesse em acompanhar toda a vida da árvore amarela. Mas é que nunca. Nunca. Todos os anos ando de volta dela, se é quase Primavera (como agora), se é quase Outono, mas não só, observo atentamente no pino do Verão e durante todo o Inverno. As questões é que, com o rodar do tempo, vão, precisamente, rodando. Se é quase Primavera, como agora, permaneço expectante, qual será o dia em que vejo folhinhas verdinhas e jovenzinhas? E registo no lbogue... ai perdão, blogue, claro. Se é quase Outono, fico a vê-la despir. Os dias passam e a árvore vai ficando vazia e cinzenta. Triste, portanto. Se é o pino do Verão gosto de ver escurecer os verdes, há uma altura em que as folhas como que encolhem, costumo dizer que emagrece porque já não me parece frondosa. Se é Inverno, pois que a olho e lhe sinto a tristeza. Que geralmente é mas é minha. É o tempo de estar nua. E triste. Mas agora não é esse tempo, agora é quase Primavera.


Este post é continuação daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário