terça-feira, 11 de setembro de 2018

Do fim-de-semana, ainda

Então não é que masqueceu de relatar a fantástica aventura das panquecas de batata-doce?! É que foi por mor delas que me portei particularmente bem, por alturas do fim-de-semana passado, reflexão que já ontem fiz e conclusão que já ontem tirei. Estendo, então e agora, a interessante temática:
No dia de anos da rica filha aproveitei a fornada do bolo de aniversário para cozer quatro batatas-doces envoltas em folha de alumínio, com a intenção de fazer bolo do caco, mas depois faltou-me o tempo e guardei as ditas no frigorífico, que é abrigo destas faltas de tempo. Isto foi coisa acontecida a uma quarta-feira e, chegado o sábado, pus-me então a fazer os bolos do caco, apoiando-me no saber da Filipa Gomes em seu programa 'Cozinha com Twist' (não sei qual é o episódio mas sei que passa no canal 24 Kitchen), mas o puré de batata veio a revelar-se demasiado, pois batata e meia chegou para os bolos, que fiz, sim senhoras e senhores, mas não se me revelou fácil o assar na frigideira, ficavam crus no meio, problema que resolvi cortando-os e assando a parte crua. Esta demanda resultou então nuns bolos do caco finos mas todavia saborosos. Eles quentes mais manteiga a derreter-se, caramba, que céu vivi(emos). E agora falta dizer ao mundo que as restantes duas batatas e meia usei para fazer panquecas, que acabou por ser uma coisa que inventei com o que tinha. Coloquei tudo no processador, as batatas, um resto de arroz, dois ovos e temperos, dos quais constou sal, mistura de especiarias a lembrar o caril e salsa. Saiu uma mistura homogénea mas densa. Experimentei fritar assim, mas não deu, faltava corpo à massa, o que lamentei, queria uma coisa leve, na verdade o que eu queria mesmo era crepes, que caracteristicamente são finos. Mas lá me rendi, acrescentando farinha, e eis que resultou nuns disformes pedaços de massa frita. Ficaram feias e grossas (mas de bom sabor) pra caraças, qual crepes, qual quê, mas pouco me importou isso e, provando esse pouco, tirei uma foto e publiquei no Instagram, que legendei assim:
Era para serem panquecas de batata-doce super saborosas e super lindas mas ficam-se pelo bom sabor.
E a foto é esta:




Sem comentários:

Enviar um comentário